quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Quais os sintomas decorrentes da gestação nas trompas?

Os principais sintomas decorrentes da gestação nas trompas são sangramento vaginal e dor abdominal que, geralmente, ocorrem no primeiro trimestre da gravidez.

*** 
Uma gravidez ectópica é aquela que acontece fora do útero, local ideal para o desenvolvimento do feto. Na maioria dos casos, a gravidez ectópica ocorre nas trompas uterinas, mas pode acontecer também no abdome, ovários, entre outros. Os principais sintomas envolvidos são sangramento vaginal e dor abdominal. Todavia, em alguns casos a gravidez ectópica pode ser assintomática, ou seja, a pessoa não sente nada de diferente. Os sintomas geralmente aparecem entre 6 a 8 semanas após o último período menstrual normal (durante o primeiro trimestre da gravidez). Além disso, desconfortos normais de uma gestação, como dor nas mamas, frequente vontade de urinar, náusea, entre outros, podem também estar presentes. Porém, tendem a ser menos comuns em mulheres com gravidez ectópica, já que alguns hormônios, como progesterona e estradiol, podem estar com níveis menores se comparados a uma gravidez normal. O volume e padrão dos sangramentos vaginais na gravidez ectópica podem variar e demorar para parar. Já sobre a dor abdominal, essa é normalmente localizada na pelve, podendo ser difusa (sentida em toda a região) ou localizada apenas de um dos lados. Para se verificar o estado geral da saúde da mulher e do feto, o acompanhamento médico é sempre recomendável durante a gravidez e, sobretudo, na gravidez ectópica.

Referências: 
UpToDate. Ectopic pregnancy: clinical manifestations and diagnosis. Informação atualizada em agosto de 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com. Acesso em 23 set. 2021.

Autor do resumo:
Aluno Victor Villatoro Carrapato
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo


Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.