quarta-feira, 24 de novembro de 2021

O que é síndrome pós-Covid-19 ou Covid longa?

A síndrome pós-Covid-19 é caracterizada por fadiga, falta de ar, dor no peito, tosse, ansiedade, depressão, estresse pós-traumático, perda de memória e falta de concentração.
*** 
Alguns pacientes que tiveram Covid-19 relatam vários sintomas físicos e mentais que se prolongam por algum tempo depois da doença. Isso é o que tem sido chamado de “Síndrome pós-covid” ou “Covid longa”. Dentre os sintomas físicos, sem dúvida a fadiga tem o maior destaque, podendo ser profunda e durar mais de três meses. A falta de ar é um sintoma bem conhecido e pode se manter presente por um período de até 12 meses. Menos persistente que as outras, a tosse ainda se apresenta por um período considerável, acompanhada de um desconforto no peito. Outros sintomas que ficaram bastante conhecidos foram a falta de paladar e olfato que persistem geralmente até um mês depois da doença. Além dos sintomas físicos, alguns sintomas neurocognitivos podem estar presentes nesse quadro. Problemas de concentração e de memória persistem por seis semanas ou mais em pacientes com Covid-19 após a alta hospitalar. Por fim, pacientes pós-Covid-19 têm grandes chances de apresentar sintomas psicológicos como: ansiedade, depressão e estresse pós-traumático, sendo a ansiedade o sintoma mais comum. Em geral, os sintomas psicológicos melhoram com o tempo, mas podem persistir por mais de seis meses para algumas pessoas. Aqueles pacientes que foram hospitalizados para tratarem a Covid-19 têm maior probabilidade de apresentar sintomas psicológicos persistentes.

Referências: 
UpToDate. Covid-19: Evaluation and management of adults following acute viral illness. Informação atualizada em outubro de 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 28 out. 2021.

Autor do resumo:
Aluno Luciano Daminato Neto 
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Observação:
Geralmente, o Projeto Fale com o Dr. Risadinha busca informações com alto nível de evidência científica para fornecer respostas seguras e confiáveis ao seu público. Mas por se tratar de assunto novo, muitas informações sobre coronavírus e COVID-19 são opiniões de especialistas, carecendo de mais estudos científicos que as comprovem.

Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.