terça-feira, 14 de setembro de 2021

Quem teve Covid-19 e ficou hospitalizado pode ter estresse pós-traumático?

Ter Covid-19 e ficar hospitalizado são eventos traumáticos que podem desencadear muitos transtornos psiquiátricos, dentre eles o estresse pós-traumático.
*** 
O estresse pós-traumático é um tipo de transtorno de ansiedade que afeta pessoas que passaram por algum evento traumático ou algum trauma psicológico muito forte. A internação em unidades de terapia intensiva (UTI) é um desses eventos que podem sim levar ao estresse pós-traumático. Algumas pesquisas mostram que 2 a cada 10 pessoas que ficam hospitalizadas em UTIs acabam apresentando quadros de estresse pós-traumático quando saem da internação. Quando são analisadas pessoas que já foram contaminadas pelo coronavírus, os dados mostram que quase 1 a cada 10 pessoas acabam apresentando estresse pós-traumático, podendo ocorrer também em pessoas que não precisaram ser internadas. Alguns fatores podem contribuir para um maior risco do paciente desenvolver esse transtorno: 1) o uso de algumas medicações para o sistema nervoso; 2) memórias de experiências que a pessoa considerou assustadoras enquanto estava na UTI; e, 3) diagnósticos de psicopatologias (doenças mentais) antes da internação. Por fim, caso exista alguma suspeita de estresse pós-traumático é importante buscar o acompanhamento de especialistas, como o psiquiatra ou o psicólogo, para que seja feito o diagnóstico o mais rápido possível, dando-se início ao tratamento.

Referências: 
UpToDate. Posttraumatic stress disorder in adults: epidemiology, pathophysiology, clinical manifestations, course, assessment, and diagnosis. Informação atualizada em agosto de 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 13 set. 2021.

UpToDate. COVID-19: Psychiatric illness. Informação atualizada em agosto de 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 13 set. 2021.

Autor do resumo:
Valeska Lourenço Bergamin

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Observação:
Geralmente, o Projeto Fale com o Dr. Risadinha busca informações com alto nível de evidência científica para fornecer respostas seguras e confiáveis ao seu público. Mas por se tratar de assunto novo, muitas informações sobre coronavírus e COVID-19 são opiniões de especialistas, carecendo de mais estudos científicos que as comprovem.


Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.