sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Quais são as sequelas cardíacas da Covid-19?

As sequelas cardiovasculares pós-Covid-19 podem incluir inflamação e trombose nos vasos e injúria miocárdica silenciosa que requer acompanhamento médico.

*** 
A maioria dos infectados por Covid-19 tem se recuperado sem sequelas, porém existem aqueles que apresentam sintomas persistentes da doença, tais como fadiga, dificuldade de respirar, tosse e dor no peito, além daqueles com comprometimentos em diversos sistemas do corpo, resultando em problemas na cognição, nas articulações, na circulação sanguínea, no funcionamento cardíaco, pulmonar e renal. Ainda não está totalmente evidente se as sequelas estão relacionadas com a severidade da infecção viral, porém observa-se que elas são mais prevalentes em indivíduos não vacinados. Sobre o impacto cardiovascular da Covid-19, podem ocorrer casos de injúria do músculo cardíaco, parada cardíaca, choque cardiogênico, tamponamento cardíaco e arritmias cardíacas. O dano ao coração é uma complicação comum da doença e pode persistir mesmo após o término dos sintomas agudos da infecção viral, sendo o vírus capaz de causar danos cardiovasculares como inflamação e trombose nos vasos (o que os médicos chamam de “síndrome de hipercoagulabilidade”), além do comprometimento da estrutura do coração e da inflamação miocárdica. É importante destacar que, de todos pacientes que apresentam danos cardíacos, somente uma minoria chega a apresentar sintomas sugestivos (como palpitação e dores no peito), de modo que o comprometimento do coração pode ocorrer de forma silenciosa, sem que o paciente saiba. Frente a isso, a Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda que aqueles recuperados da Covid-19, realizem uma avaliação médica para monitorar o condicionamento cardíaco antes de retomarem sua rotina e a prática de exercícios físicos, sobretudo aqueles que precisaram ser hospitalizados ou desenvolveram quadros cardíacos antes ou depois da infecção viral.

Referências: 
UpToDate. Covid-19: Evaluation and management of adults following acute viral illness. Atualizado em 21 de outubro de 2021. Disponível em https://www.uptodate.com/. Acesso em: 28 out. 2021.

UpToDate. Covid-19: Cardiac manifestations in adults. Atualizado em 29 de Setembro de 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 1 nov. 2021.

Sociedade Brasileira de Cardiologia. SBC orienta que quem teve Covid-19 deve fazer acompanhamento médico. Atualizado em 12 de agosto de 2020. Disponível em: https://www.portal.cardiol.br/post/sbc-orienta-que-quem-teve-covid-19-deve-fazer-acompanhamento-m%C3%A9dico Acesso em: 28 out. 2021.

Autor do resumo:
Aluno Lucas Soares da Rocha
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Observação:
Geralmente, o Projeto Fale com o Dr. Risadinha busca informações com alto nível de evidência científica para fornecer respostas seguras e confiáveis ao seu público. Mas por se tratar de assunto novo, muitas informações sobre coronavírus e COVID-19 são opiniões de especialistas, carecendo de mais estudos científicos que as comprovem.



Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.