quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Por que é importante fazer o pré-cadastro para vacinação no site vacinaja.sp.gov.br do Estado de São Paulo?


O governo de São Paulo criou um pré-cadastro a ser realizado no site vacinaja.sp.gov.br, que tem como objetivo agilizar a vacinação contra COVID-19, evitar aglomerações e controlar as doses aplicadas.

*** 
O governo de São Paulo criou a possibilidade da realização de um pré-cadastro no site vacinaja.sp.gov.br para a vacinação contra a COVID-19, doença causada pelo SARS-CoV-2 (coronavírus). O questionário solicita informações como nome, data de nascimento, CPF, endereço e informações para contato (telefone e e-mail). O pré-cadastro não é um agendamento, mas garante atendimento mais rápido nos locais de vacinação (facilita a identificação da pessoa) e evita a formação de aglomerações. Quem não conseguir fazer o pré-cadastro não precisa se preocupar, pois a vacinação também é feita sem ele (desde que a pessoa pertença ao grupo alvo daquela etapa de vacinação). Para a vacinação, é necessário a apresentação do CPF e do Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS). A apresentação desses documentos permite que seja feita a identificação, controle, segurança e monitoramento adequado das pessoas que receberam as doses. O registro das doses aplicadas será individual para cada pessoa e ficará salvo no SI-PNI (Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações) em todos os pontos de vacinação. Na plataforma ficará registrado dados como: Vacina que a pessoa tomou (CoronaVac), o lote, o produtor, o tipo de dose que foi aplicada (1ª ou 2ª dose), a unidade de saúde em que a pessoa recebeu a vacina, a data de nascimento da pessoa e o dia em que foi realizada a imunização. Esse controle ajuda a evitar a duplicidade de vacinação, por exemplo, além de auxiliar na monitorização e segurança da vacina.

Referências: 

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Vacina Já. Disponível em: https://vacinaja.sp.gov.br/. Acesso em: 18 jan. 2021.

GOVERNO de SP cria site para pré-cadastro na campanha de imunização contra Covid-19 entre grupos prioritários do estado. G1, São Paulo, 17 jan. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/01/17/governo-de-sp-cria-site-para-pre-cadastro-na-campanha-de-imunizacao-contra-covid-19-entre-grupos-prioritarios.ghtml. Acesso em: 19 jan. 2021.

MACHADO, Lívia et al. Logo após aprovação da Anvisa, governo de SP aplica em enfermeira a 1ª dose de vacina contra Covid-19 no Brasil. G1, São Paulo,, 17 jan. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/01/17/apos-aprovacao-da-anvisa-governo-de-sp-aplica-1a-dose-da-coronavac-antes-do-inicio-do-plano-nacional-de-vacinacao.ghtml. Acesso em: 19 jan. 2021.

RIBEIRO, Bruno. São Paulo muda plano de vacinação e ainda não há data para iniciar campanha com idosos. O Estado de S. Paulo, 19 jan. 2021. Disponível em: https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,sao-paulomuda-e-nao-preve-mais-data-para-iniciarcampanha-com-idosos,70003586161. Acesso em: 19 jan. 2021.

CAMBRICOLI, Fabiana. Primeiro lote da Coronavac vai vacinar só 0,5% dos idosos e 34% dos profissionais de saúde. O Estado de S.Paulo, 18 jan. 2021. Disponível em: https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,primeiro-lote-da-coronavac-vai-vacinar-so-0-5-dos-idosos-e-34-dos-profissionais-de-saude,70003585929. Acesso em: 19 jan. 2021.

CAVICCHIOLI, Giorgia. Quais os documentos necessários para se vacinar contra a covid-19. UOL, São Paulo, 19 jan. 2021. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2021/01/19/quais-os-documentos-necessarios-para-se-vacinar-contra-a-covid-19.htm. Acesso em: 19 jan. 2021.

Autor do resumo:
Gustavo José Miranda da Cunha

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Observação:
Geralmente, o Projeto Fale com o Dr. Risadinha busca informações com alto nível de evidência científica para fornecer respostas seguras e confiáveis ao seu público. Mas por se tratar de assunto novo, muitas informações sobre coronavírus e COVID-19 são opiniões de especialistas, carecendo de mais estudos científicos que as comprovem.


Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.