sábado, 18 de setembro de 2021

O oxímetro de pulso pode auxiliar no acompanhamento da COVID-19?

O uso do oxímetro de pulso em casa pode ajudar no acompanhamento do paciente, mas a assistência médica deve ser buscada sempre que o paciente não estiver se sentindo bem.

*** 
A oximetria de pulso é uma ferramenta rápida, precisa e confiável que pode fornecer uma avaliação contínua da quantidade de oxigênio nas células do sangue do paciente. Durante a pandemia causada pelo SARS-CoV-2, coronavírus causador da Covid-19), o oxímetro de pulso tornou-se um aparelho extremamente utilizado para auxiliar na decisão de quais pacientes com Covid-19 podem receber alta da unidade de saúde e quais pacientes tratados em casa podem necessitar de uma nova avaliação médica e possível internação. Pacientes com Covid-19 que já possuem um oxímetro de pulso em casa podem medir a saturação de oxigênio como forma de acompanhar seu quadro clínico juntamente com o seu médico. Deve-se usar o oxímetro de pulso em dedos que estejam na temperatura do corpo e sem esmalte, pois as leituras obtidas em dedos frios ou com esmalte podem não ser tão precisas. Aconselha-se que o paciente verifique sua oximetria duas vezes ao dia. Quando a saturação de oxigênio estiver em 94% ou menos, recomenda-se que o paciente informe o médico sobre a situação. Todavia, mesmo que o nível de oxigênio esteja normal (maior ou igual a 95%) mas se perceba que o paciente está com falta de ar ou que esteja piorando, a assistência médica deve ser buscada. Os resultados da oximetria de pulso podem nem sempre ser precisos, particularmente em pacientes com cor de pele mais escura. Em síntese, a utilização do oxímetro de pulso em casa pode ajudar o acompanhamento do paciente, mas a assistência médica deve ser buscada sempre que o paciente não estiver se sentindo bem ou estiver em dúvida sobre sua condição de saúde.

Referências: 
UpToDate. Mechem, C Crawford. Pulse oximetry. Informação atualizada em: 08 mar. 2021. Disponível em: www.uptodate.com. Acesso em: 03 set. 2021.

UpToDate. Cohen, Pieter; Blau, Jessamyn. COVID-19: Outpatient evaluation and management of acute illness in adults. Informação atualizada em: 26 ago. 2021. Disponível em: www.uptodate.com. Acesso em: 03 set. 2021.

Autor do resumo:
Gustavo José Miranda da Cunha

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Observação:
Geralmente, o Projeto Fale com o Dr. Risadinha busca informações com alto nível de evidência científica para fornecer respostas seguras e confiáveis ao seu público. Mas por se tratar de assunto novo, muitas informações sobre coronavírus e COVID-19 são opiniões de especialistas, carecendo de mais estudos científicos que as comprovem.


Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.