sábado, 30 de maio de 2020

Quais complicações a COVID-19 traz para a saúde?



A COVID-19, quando grave, pode trazer complicações para os pulmões, coração, cérebro, sistema nervoso e olhos.
*** 
A COVID-19, doença causada pelo coronavírus, pode se apresentar sem sintomas, com sintomas leves e com sintomas graves. Nos casos graves de COVID-19, a complicação mais comum é a síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA), que pode surgir um pouco depois do início de falta de ar. Em casos de COVID-19 que existe falta de ar, em geral, ela começa cerca de 5 a 8 dias depois dos primeiros sintomas. A SDRA é uma complicação séria, em que pode ser necessário respirar com a ajuda de aparelhos. Outra complicação grave da COVID-19 é a coagulopatia, que significa problemas no sistema de coagulação do sangue. Na COVID-19, pode existir um estado de hipercoagulabilidade, em que o sangue coagula em excesso, formando trombos que podem se soltar na circulação sanguínea e causar, por exemplo, tromboembolismo venoso, embolia pulmonar e acidente vascular cerebral (AVC). A presença de coagulopatia em uma pessoa com COVID-19 está associada ao aumento de mortalidade e da internação em unidades de cuidados intensivos (UCI). Outras possíveis complicações da COVID-19 incluem problemas no sistema cardiovascular como arritmias, miopericardite aguda, miocardite fulminante, tamponamento cardíaco e o choque, uma condição em que o sangue não chega em quantidade suficiente para levar oxigênio e nutrientes aos tecidos do corpo, o que pode levar à morte. Problemas no sistema nervoso também podem ocorrer como complicações da COVID-19, como encefalite, encefalopatia hemorrágica necrosante aguda, síndrome de Guillain-Barré, polineuropatia craniana, e síndrome de Miller Fisher. Algumas manifestações neurológicas podem ocorrer por conta de uma resposta imune intensa ao coronavírus. Outra complicação da COVID-19 é uma grande resposta inflamatória no organismo. Além disso, uma síndrome inflamatória multissistêmica, com características que lembram a síndrome do choque tóxico e da doença de Kawasaki, também foi descrita em crianças com COVID-19. A conjuntivite aguda nos dois olhos e a rabdomiólise (lesão muscular) também já foram relatadas em pacientes com COVID-19. 

Referências: 
UpToDate. Coronavirus disease 2019 (COVID-19): epidemiology, virology, clinical features, diagnosis, and prevention. Informação atualizada em: 15 maio 2020. Disponível em: www.aguia.usp.br. Acesso em: 17 maio 2020.

Dynamed. COVID-19 (Novel Coronavirus). Informação atualizada em: 08 maio 2020. Disponível em: https://www.dynamed.com/. Acesso em: 11 maio. 2020.

Autor do resumo:
Jéssica Nara Targino Cavalcante


Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Observação:
Geralmente, o Projeto Fale com o Dr. Risadinha busca informações com alto nível de evidência científica para fornecer respostas seguras e confiáveis ao seu público. Mas por se tratar de assunto novo, muitas informações sobre coronavírus e COVID-19 são opiniões de especialistas, carecendo de mais estudos científicos que as comprovem.


Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.