domingo, 7 de junho de 2020

Como lidar com a perda de um ente querido em tempos de pandemia?


Durante a pandemia de COVID-19, o uso de tecnologia para se conectar virtualmente com familiares e amigos é uma alternativa para tornar esse processo menos doloroso e solitário.
*** 
O luto é uma resposta normal de sofrimento que acontece quando uma pessoa perde alguém importante na sua vida. Durante a pandemia da COVID-19, o processo de luto pela perda de um ente querido pode ser ainda mais doloroso. Cada pessoa enfrenta o luto de uma maneira diferente. Quando um ente querido morre, é importante para a família e amigos, compartilharem histórias e memórias sobre essa pessoa e como ela fez parte de suas vidas. Durante a pandemia, as pessoas não estão podendo se reunir da maneira habitual para compartilhar esses momentos. O uso de tecnologia para se conectar virtualmente com familiares e amigos é uma alternativa para tornar esse processo menos solitário, por meio de ligações ou chamadas de vídeo, por exemplo. Também pode ser pedido para amigos e família compartilharem histórias e fotos do ente querido via ligações, mensagens de texto, e-mails, aplicativos de compartilhamento de fotos, mídias sociais ou cartas. Outra maneira é marcar uma data e hora para família e amigos honrarem o ente querido recitando um poema, fazendo alguma leitura de um livro de assuntos espirituais ou oração, cada um de sua própria casa. Criar um livro de memórias, seja ele físico ou virtual, como blog ou página na internet para lembrar do ente querido também pode ajudar no processo de luto. Para pessoas religiosas, recomenda-se buscar o apoio de organizações religiosas, incluindo líderes e congregações. Pessoas não religiosas podem procurar apoio de outros líderes da comunidade e amigos. Existem locais que fornecem serviços de aconselhamento online ou via telefone, além de grupos de apoio que também podem ajudar no processo. Para quem tem acesso, também é indicado buscar a ajuda de um profissional da saúde mental, como psicólogos e psiquiatras, para conversar sobre o que está sentindo. Também existem livros sobre perdas para adultos e para crianças e quem tem crianças pode ler livros apropriados para a idade e encorajá-las a falar sobre como estão se sentindo. A pessoa também pode realizar atividades que tinham algum significado para ela e seu ente querido, como plantar flores, uma árvore ou cozinhar a comida favorita. Os encontros presenciais de familiares e amigos para compartilhar os momentos em memória do ente querido, podem ser feitos quando as medidas de autoisolamento e distanciamento social forem menos restritivas.

Referências: 
Centers for Disease Control and Prevention. Coronavirus disease 2019: funeral guidance. Informação atualizada em: 27 maio. 2020. Disponível em: https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/daily-life-coping/funeral-guidance.html. Acesso em: 30 maio 2020.

Autor do resumo:
Jéssica Nara Targino Cavalcante

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Observação:
Geralmente, o Projeto Fale com o Dr. Risadinha busca informações com alto nível de evidência científica para fornecer respostas seguras e confiáveis ao seu público. Mas por se tratar de assunto novo, muitas informações sobre coronavírus e COVID-19 são opiniões de especialistas, carecendo de mais estudos científicos que as comprovem.


Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.