quinta-feira, 27 de maio de 2021

O que é meningite viral?

Meningite viral é a inflamação das meninges causada por vírus, gerando dor de cabeça, febre, fotofobia (aversão à luz) e rigidez na nuca.

*** 
A meningite viral é a inflamação das meninges causada por vírus. As meninges são membranas/capas que cobrem o cérebro e a medula espinhal. A meningite viral está no grupo das meningites assépticas, ou seja, meningites que não são causadas por bactérias. A meningite viral é mais comum que a meningite bacteriana. A maioria dos casos de meningite viral é causada pelo vírus conhecido como enterovírus (mais de 9 em cada 10 casos), do grupo do vírus da poliomielite (paralisia infantil). A maioria dos casos de meningite viral causada por enterovírus acontece em crianças com menos de 5 anos. Em lugares de clima temperado, mais frio, a meningite viral causada por enterovírus acontece principalmente no verão e no outono, mas em lugares quentes, a doença ocorre durante o ano todo. A meningite viral também pode ser causada pelo vírus da herpes e da catapora e até o vírus HIV (que causa AIDS), e o vírus da gripe embora esses dois últimos sejam raros. Os sintomas da meningite viral variam: a pessoa com meningite viral pode ter desde nenhum sintoma, até problemas graves no sistema nervoso. Os sintomas mais comuns de meningite viral são: dor de cabeça, febre, fotofobia (aversão à luz) e rigidez de nuca (pescoço rígido, sem conseguir dobrar para a frente). Outros sintomas da meningite viral são mal-estar, náuseas e vômitos, diarreia, anorexia (a pessoa não se alimenta), dores nos músculos, dores nas juntas/articulações, caroços e erupções vermelhas na pele e ínguas. Alguém com meningite viral também pode ter sintomas neurológicos como fraqueza, perda da sensibilidade, movimentos anormais dos olhos, dificuldade para ouvir e diminuição da consciência. Para o diagnóstico da meningite viral, o médico leva em consideração os sintomas do paciente e a análise do líquido cefalorraquidiano, também conhecido como líquor. O líquor é retirado das costas, por punção lombar (agulha na coluna lombar). A tomografia computadorizada pode ser realizada antes da punção lombar, caso haja suspeita de pressão grande na cabeça. Outros exames podem ser feitos para descobrir qual é o vírus que está causando a meningite viral. Para diagnosticar a meningite viral, também deve ser feitos exames de sangue e pode ser feito exame de imagem, a ressonância magnética, para diferenciar a meningite viral de uma inflamação no cérebro, que é conhecida como encefalite. Outro exame que diferencia a meningite viral da encefalite é o eletroencefalograma.

Referências: 
Dynamed. Aseptic meningitis. Informação atualizada em setembro de 2017. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 10 Jul. 2019.

Autor do resumo:
Jéssica Nara Targino Cavalcante

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão



Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.