domingo, 3 de março de 2024

Que é dengue grave?

A dengue grave, geralmente, afeta quem já teve dengue anteriormente, e pode evoluir para problemas nos vasos sanguíneos, circulação de sangue e falência de órgãos. Em caso de suspeita, procure atendimento médico.

*** 
A dengue é uma infecção que pode ser causada por quatro tipos de vírus diferentes (chamados de vírus da dengue) que são parecidos entre si, mas não idênticos. Assim, uma pessoa pode pegar dengue mais de uma vez. Ela é transmitida por picadas de mosquitos Aedes aegypti que carregam o vírus. Quando picada pelo mosquito, a pessoa pode apresentar os sintomas entre 4 a 7 dias. Os principais sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor muscular e fraqueza. Por outro lado, a maioria das infecções que se tornam graves são em pessoas que já tiveram contato com algum outro subtipo do vírus da dengue, ou seja, já tiveram dengue anteriormente e estão se infectando novamente por um outro vírus. Assim, o que acontece é que a pessoa já têm anticorpos para um subtipo específico, mas, como vai ter que enfrentar outro subtipo, acaba tendo uma desregulação no seu sistema de defesa. Nesses casos mais graves, uma pequena parcela dos pacientes pode desenvolver uma síndrome nos vasos sanguíneos que leva à perda de sangue e até mesmo falência de órgãos, causada pela falta de sangue. A fase crítica da dengue grave dura de 24 a 48 horas. Alguns sintomas que podem acontecer na fase grave são: dor intensa na barriga, manchas no corpo sem que a pessoa tenha batido ou se machucado, vômitos com sangue, sangue saindo pelo nariz, episódios convulsivos (por exemplo, corpo trêmulo) e, no caso das mulheres, aumento do volume de sangue durante a menstruação. Em casos mais graves da dengue, podem ser afetados os rins, o sistema nervoso, o coração e o fígado. Em qualquer um dos sinais descritos, é importante procurar um médico com rapidez. Ainda, deve-se avisar a equipe de saúde se a pessoa já teve um diagnóstico de dengue anterior.
Referências: 
UpToDate. Patient education: dengue fever: the basics. Informação atualizada em março de 2024. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 01 mar. 2024.

UpToDate. Dengue virus infection: clinical manifestations and diagnosis. Informação atualizada em outubro de 2022. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 01 mar. 2024.

Autor do resumo:
Aluno Victor Villatoro Carrapato 
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.


Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.