quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Quando eu consumo bebida alcoólica é melhor tomar o remédio de pressão alta ou ficar sem tomá-lo?

Para o tratamento da pressão alta, é necessário realizar o uso diário da medicação conforme a orientação médica, além de reduzir o consumo de álcool.

*** 
Para o tratamento da pressão alta (hipertensão arterial), é necessário o uso regular da medicação, seguindo as doses e o intervalo de tempo recomendado pelos médicos, além de reduzir ou evitar o consumo de álcool. A interrupção abrupta (de repente) ou a diminuição da dose de alguns medicamentos usados no tratamento da pressão alta podem ter como consequência o rápido aumento da pressão arterial, fenômeno conhecido como hipertensão rebote. A redução da dose ou a suspensão da medicação também podem resultar em dor no peito e aumentar os riscos de infarto e morte súbita. Além disso, caso a pessoa faça uso de certos medicamentos para controle da pressão alta, especialmente os que atuam no sistema nervoso central e são utilizados nos casos de difícil controle, deve-se evitar o consumo de álcool. Assim, por exemplo, caso haja uma festa com bebida alcoólica, não se deve deixar de tomar os medicamentos, e é necessário evitar o uso de álcool caso a pessoa faça uso de algum desses medicamentos. Segundo dados da Sociedade Internacional de Hipertensão, uma das principais causas de falhas no controle da pressão alta é a falta de adesão ao tratamento, o que afeta entre 1 e 8 pessoas a cada 10 indivíduos com pressão elevada. Já o consumo excessivo de álcool, por sua vez, está associado ao aumento da pressão e é responsável por cerca de 10 a 30 casos de pressão alta a cada 100 ocorrências desse problema, de acordo com as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial de 2020. Dessa forma, a orientação é usar todo dia a medicação e evitar o uso de álcool.

Referências: 

UpToDate. Withdrawal syndromes with antihypertensive drug therapy. Informação atualizada em ago. 2021. Disponível em https://www.uptodate.com/contents/withdrawal-syndromes-with-antihypertensive-drug-therapy. Acesso em: 31 out. 2021.

MedlinePlus. High blood pressure: medicine-related. Informação atualizada em out. 2021. Disponível em: https://medlineplus.gov/ency/article/000155.htm. Acesso em: 31 out. 2021.

Barroso, W.K.S. et al. Diretrizes brasileiras de hipertensão arterial: 2020. Arq. Bras. Cardiol., v. 116, n. 3, p. 516-658, mar. 2021. Disponível em: http://abccardiol.org/article/diretrizes-brasileiras-de-hipertensao-arterial-2020/ Acesso em: 31 out. 2021.

Autor do resumo:
Aluno Anivaldo Barbosa de Sousa Neto
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo



Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.