quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Picada de lacraia pode matar uma criança?

As lacraias, também conhecidas como centopeias, são donas de uma picada dolorosa, mas que dificilmente leva a casos mais graves ou fatais.

*** 
As lacraias, também conhecidas como centopeias, são animais caçadores noturnos encontrados em climas úmidos e quentes. As lacraias injetam veneno através de sua picada que, em humanos, é responsável por causar muita dor, além de algumas lesões na região da picada, onde também pode-se ver duas pequenas feridas características, o que ajuda a identificar casos de picada desse animal. Na maioria dos casos, os sintomas resultantes dessa picada são leves e costumam passar sozinhos, porém, existem casos em que esses sintomas podem se apresentar persistentes ou graves, onde se nota uma dor mais intensa. A maioria das picadas de lacraias se curam sem complicações, mas existem casos em que algumas sequelas são relatadas como: infecção local e necrose, infarto do miocárdio, problemas nos rins e reações alérgicas, incluindo anafilaxia (reação alérgica mais grave e generalizada). Por mais que a picada de lacraia seja dolorosa, geralmente o uso de analgésicos sistêmicos, anti-histamínicos, aplicação de compressas de gelo e a imersão da parte afetada do corpo em água quente costumam ser suficientes para tratar da lesão.

Referências: 
UpToDate. Insect and other arthropod bites. Informação atualizada em agosto de 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 20 set. 2021.

Autor do resumo:
Aluno Luciano Daminato Neto 
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo



Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.