terça-feira, 24 de agosto de 2021

O que são os pólipos nasais?

Os pólipos nasais são estruturas arredondadas que surgem dentro do nariz e que têm formato de uva. Os pólipos nasais são mais comuns em homens.
*** 
Os pólipos nasais são estruturas arredondadas que surgem dentro do nariz e que têm formato de uva. Os pólipos nasais são raros em crianças e mais comuns em homens do que em mulheres. A causa do surgimento dos pólipos nasais não é conhecida. O uso de fogão a lenha é um possível fator de risco para o surgimento de pólipos nasais. Uma pessoa com pólipos nasais terá como sintomas nariz entupido, coriza (rinorreia), espirros, diminuição do olfato (sente menos o cheiro das coisas) e raramente também pode ter sangramento no nariz. Os pólipos nasais grandes podem ser vistos por rinoscopia, um exame simples da cavidade nasal pelo médico. Os pólipos nasais menores precisam de endoscopia nasal para serem vistos, o que significa que o médico coloca dentro do nariz um aparelho fino com uma câmera em sua ponta, para ver o interior do nariz. Se o médico identificar estruturas parecidas com pólipos nasais, mas que estejam presentes em apenas um lado do nariz, é possível que seja câncer e, nesse caso, é recomendável a investigação por otorrinolaringologistas, médicos que cuidam dos ouvidos, nariz e garganta. Os pólipos nasais podem também ser diagnosticados por meio de tomografia computadorizada. Os pólipos nasais podem tampar o orifício dos seios nasais, tornando-os predispostos a infecções bacterianas. Outras complicações dos pólipos nasais, dessa vez em crianças que têm o nariz entupido por muito tempo, são mudanças no palato (céu-da-boca) e na arcada dentária de crianças, como a má oclusão, quando a arcada dentária inferior e superior não estão alinhadas. Os pólipos nasais podem sumir sozinhos e também podem ser recorrentes, ou seja, pode ser que surjam novamente mesmo depois do tratamento.

Referências: 
DynaMed. Nasal polyps. Informação atualizada em outubro de 2019. Disponível em: https://www.dynamed.com. Acesso em: 1 nov. 2019.

Autor do resumo:
Jéssica Nara Targino Cavalcante

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão



Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.