sexta-feira, 13 de maio de 2022

Quais são os exames necessários para saber se uma mulher tem realmente câncer no útero?


O diagnóstico de câncer no útero é realizado por meio da biópsia, onde é coletado um pequeno pedaço do útero para ser avaliado através do microscópio e verificar se há a presença de câncer.

*** 
O câncer de útero acontece quando as células normais do útero se transformam em células anormais e crescem fora de controle. O sintoma mais comum do câncer uterino é um sangramento vaginal anormal, ou seja, o sangramento que ocorre entre os ciclos menstruais (fora de hora), que é mais intenso ou dura mais que o normal ou que ocorre em uma mulher após a menopausa. A situação mais comum é o sangramento vaginal após a menopausa, ou seja, uma mulher que já havia parado de menstruar volta a sangrar pela vagina. O diagnóstico de câncer de útero é realizado por meio da biópsia. Um dos métodos para a realização da biópsia é por meio da histeroscopia, onde o médico irá introduzir um aparelho através da vagina da paciente para visualizar a parte interna do útero e então realizar a biópsia. Na biópsia, o médico coleta uma pequena amostra (pedaço) do útero que será avaliada através do microscópio para verificar se há a presença de câncer. Em mulheres que apresentaram sangramentos após a menopausa, um ultrassom pode ser solicitado antes da biópsia. O ultrassom tem como objetivo avaliar o útero e verificar se realmente há possibilidade de que seja câncer de útero e se é necessário a realização da biópsia. Após o diagnóstico do câncer de útero através da biópsia, realiza-se o estadiamento do câncer. O estadiamento é realizado por meio de cirurgia e pode incluir também exames de imagem. O estadiamento permite a avaliação de até que ponto o câncer se espalhou e auxilia na decisão do melhor tratamento para a paciente (por exemplo, se há necessidade de quimioterapia e radioterapia). Normalmente, o câncer de útero é diagnosticado em estágio inicial e apresenta uma boa resposta ao tratamento.

Referências: 

UpToDate. Endometrial carcinoma: clinical features, diagnosis, prognosis, and screening. Informação atualizada em 28 de outubro de 2021. Disponível em: www.uptodate.com. Acesso em: 09 maio 2022.

UpToDate. Endometrial carcinoma: staging and surgical treatment. Informação atualizada em 27 de abril de 2022. Disponível em: www.uptodate.com. Acesso em: 09 maio 2022.

UpToDate. Overview of endometrial carcinoma. Informação atualizada em 28 de abril de 2022. Disponível em: www.uptodate.com. Acesso em: 09 maio 2022.

UpToDate. Patient education: uterine cancer. Disponível em: www.uptodate.com. Acesso em: 09 maio 2022.

UpToDate. Patient education: endometrial cancer diagnosis, staging, and surgical treatment. Informação atualizada em 07 de abril de 2021. Disponível em: www.uptodate.com. Acesso em: 09 maio 2022.

Autor do resumo:
Aluno Gustavo José Miranda da Cunha
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.


Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.