quarta-feira, 27 de julho de 2022

Como diferenciar a esquizofrenia do autismo?

Para diferenciar a esquizofrenia do autismo, é preciso avaliar todo o padrão de expressão dos sintomas, como: a idade que os sintomas começaram, quais são todos os sintomas que a pessoa apresenta e em que doença eles se encaixam.

*** 
A esquizofrenia é um distúrbio psiquiátrico que envolve a psicose crônica ou repetidamente. Os sintomas são divididos em positivos e negativos. Os positivos são aqueles mais aumentados do que o comportamento normal, sendo os que distorcem a realidade, como alucinações, delírios, comportamentos e pensamentos desorganizados. Os negativos são aqueles mais reduzidos do que o comportamento normal, como apatia, falta de energia, paranóia e depressão. A esquizofrenia tem início, geralmente, durante a adolescência e início da vida adulta e, para o diagnóstico e tratamento, é preciso acompanhamento médico. O transtorno de espectro autista é um distúrbio do neurodesenvolvimento, caracterizado por dificuldade na comunicação e interação social, apresentando padrões de comportamento, interesses e atividades repetitivas. Já é possível diagnosticar o autismo desde os primeiros meses de vida, em que a criança já apresenta sintomas no desenvolvimento, como não reconhecer o próprio nome até cerca dos 12 meses de vida, não apontar ou indicar por gestos até cerca dos 14 meses de vida. Para fazer o diagnóstico e tratamento, é preciso acompanhamento pediátrico e neurológico. Um dos sintomas é a dificuldade na utilização da fala para comunicação, como a ecolalia, que é a simples repetição de palavras, ou uma fala limitada a poucas palavras. Para diferenciar a esquizofrenia do autismo, é preciso avaliar todo o padrão de expressão dos sintomas, como: a idade que os sintomas começaram, quais são todos os sintomas que a pessoa apresenta e em que doença eles se encaixam. A ecolalia, por exemplo, é um sintoma de fala do transtorno de espectro autista que se apresenta mais comumente na infância.

Referências: 

UptoDate. Schizophrenia in adults: clinical manifestations, course, assessment, and diagnosis. Informação atualizada em março de 2022. Disponível em: https://www.uptodate.com. Acesso em: 27 jul. 2022.

UptoDate. Autism spectrum disorder: clinical features. Informação atualizada em agosto de 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com. Acesso em: 25 jul. 2022.

UptoDate. Etiology of speech and language disorders in children. Informação atualizada em maio de 2022. Disponível em: https://www.uptodate.com. Acesso em: 25 jul. 2022.

Autor do resumo:
Aluna Olga Carvalho Gomes da Costa
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.