quarta-feira, 30 de novembro de 2022

O que pode significar engasgamento noturno?


O engasgamento noturno pode ser um sintoma de doenças como apneia obstrutiva do sono ou doença do refluxo gastroesofágico. Os tratamentos incluem mudança de comportamento, além de terapias específicas.
*** 
Várias doenças e condições podem ser responsáveis por causar o sintoma de engasgamento noturno. As principais doenças são a apneia obstrutiva do sono e a doença do refluxo gastroesofágico. A apneia obstrutiva do sono é uma desordem caracterizada pela parada da respiração superficial durante o sono. Pessoas com essa condição geralmente sentem sono durante o dia, apresentam roncos, engasgos, acordam com a boca seca ou se mostram ofegantes durante a noite. A suspeita de apneia obstrutiva do sono deve ser maior em pacientes do sexo masculino, obesos e mais idosos. Uma forma de tratamento indicada é a mudança comportamental, estimulando a perda de peso, mudar a posição do sono, evitar uso de álcool e de algumas medicações, como opióides. Sobre a posição do sono, a posição supina (a pessoa fica deitada de costas, com a cabeça para cima) deve ser evitada. Ao invés dessa, uma posição indicada é a lateral, com a pessoa deitada do lado esquerdo ou direito. Por outro lado, a doença do refluxo gastroesofágico apresenta sintomas como queimação (pirose) e regurgitação, que é a percepção de passagem do líquido gástrico até a garganta ou boca. Outros sintomas podem ser dificuldade e dor para engolir, dor no peito e engasgos e falta de ar noturnos. O tratamento vai depender do tempo de aparecimento dos sintomas e da gravidade da situação. Pode envolver medicamentos, como antagonistas de receptores de histamina e antiácidos. Além disso, mudanças comportamentais como exercícios físicos, mudança na dieta, elevar a cabeça na cama para dormir (colocando travesseiros maiores, por exemplo), evitar fumar e usar bebidas alcoólicas podem resultar em uma melhoria dos sintomas. Caso o engasgo noturno seja frequente e atrapalhe a qualidade de vida, a procura de um médico e equipe de saúde especializados é recomendada.

Referências: 
UpToDate. Management of obstructive sleep apnea in adults. Informação atualizada em agosto de 2022. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 12 ago. 2022.

UpToDate. Clinical manifestations and diagnosis of gastroesophageal reflux in adults. Informação atualizada em julho de 2022. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 12 ago. 2022.

UpToDate. Clinical presentation and diagnosis of obstructive sleep apnea in adults. Informação atualizada em junho de 2022. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 12 ago. 2022.
UpToDate. Medical management of gastroesophageal reflux disease in adults. Informação atualizada em junho de 2022. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 12 ago. 2022.

Autor do resumo:
Aluno Victor Villatoro Carrapato
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.


Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.