O teste de Coombs direto, ou teste de antiglobulina direta, é um exame laboratorial que verifica a anemia hemolítica autoimune, doença hemolítica do recém-nascido e compatibilidade para transfusão de sangue.
***
O teste de Coombs direto, também conhecido como teste de antiglobulina direta, é um exame laboratorial utilizado para detectar a presença de anticorpos específicos nas células vermelhas do sangue (hemácias). No teste, o sangue que foi retirado do paciente é preparado (as células vermelhas são separadas do plasma) e depois, as células vermelhas são misturadas com uma solução contendo anticorpos específicos para imunoglobulinas (geralmente IgG ou complemento) presentes na parede das hemácias. Se houver aglutinação, ou seja, se hemácias começarem a se unir entre si, significa que o teste é positivo e que os anticorpos que foram misturados se ligaram aos anticorpos presentes na parede da hemácia, gerando a aglutinação. Se não houver junção das hemácias, ou seja, não aglutinar, o teste é negativo. Os anticorpos que são misturados só irão se ligar na parede da hemácia e aglutinar se a pessoa já possuir outros anticorpos na superfície. Assim, um teste de Coombs direto positivo, pode indicar: anemia hemolítica autoimune, na qual o próprio sistema imune da pessoa produz anticorpos contra as próprias células vermelhas; doença hemolítica do recém-nascido, em que a mãe produz anticorpos contra os antígenos presentes nas hemácias do sangue do feto; transfusão sanguínea incompatível, ou seja, casos em que as pessoas recebem transfusões de sangues não compatíveis. É importante destacar que um teste positivo não é suficiente para diagnosticar nenhuma doença e sim auxilia o pensamento médico para prováveis condições, associado à história clínica, exames físicos e outros testes. Se a dúvida permanecer, é importante consultar um médico, como hematologista, e uma equipe de saúde para maiores informações.
Referências:
UpToDate. Warm autoimmune hemolytic anemia (AIHA) in adults. Informação atualizada em junho de 2023. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 25 jun. 2023.
Vizzon A., Medeiros, F. Teste da antiglobulina humana: uma revisão de literatura. Eletronic Journal of Pharmacy, vol. 12, n. 3, p. 5-14, 2015. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/. Acesso em: 25 jun. 2023.
Autor do resumo:
Aluno Victor Villatoro Carrapato
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Revisor do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.