Para uma busca confiável dos códigos da nova Classificação Internacional de Doenças (CID-11), os navegadores disponibilizados pela Organização Mundial de Saúde são as ferramentas mais adequadas.
***
O uso do Google para a busca de informações relacionadas à saúde é arriscado, pois podem ser recuperadas informações incorretas, fazendo com que pessoas cometam erros e tomem decisões erradas. Portanto, utilizar o Google para encontrar códigos da CID-11 não é recomendado, pois os cuidados à saúde podem ficar comprometidos. Além do risco do código estar incorreto, a busca pode ser afetada por algoritmos invisíveis, que favorecem, na maioria dos casos, interesses econômicos como serviços e produtos de saúde. Para uma busca confiável dos códigos da CID-11, os navegadores disponibilizados pela Organização Mundial de Saúde são as ferramentas mais adequadas.
ANDRADE, E. A. A Classificação Internacional de Doenças: usos na organização e representação da informação no contexto da saúde. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/server/api/core/bitstreams/b27b4901-0e7d-489f-be9f-769f0c4e4854/content. Acesso em: 17 out. 2025.
GONZÁLEZ, C. M. R. Health Literacy: Advances and Trends. Londres: IntechOpen, 2023. Disponível em: https://mts.intechopen.com/storage/books/11880/authors_book/authors_book.pdf. Acesso em: 17 out. 2025.
Autor do resumo:
Aluno e Bolsista PUB Isaque Fontellas LauritoCurso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Revisor do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
