Sim, o tráfico de drogas e outros fatores aumentam a violência, atingindo principalmente os jovens.
***
O tráfico de drogas gera violência e o crime organizado ligado às drogas ilegais contribui fortemente para o número de assassinatos. Muitas dessas mortes envolvem homens jovens, tanto como vítimas quanto como autores da violência. A chamada “guerra às drogas” também afeta as mulheres, que sofrem com feminicídios, sequestros, desaparecimentos e exploração sexual. Ambientes onde a violência é usada como forma de controle ou punição, como prisões, favelas e até algumas empresas, também contribuem para o aumento da violência e do crime. Por exemplo, quando um traficante se sente ameaçado por outro grupo ou pela polícia, ele pode tentar eliminar essa ameaça, cometendo um homicídio. No entanto, combater apenas o tráfico de drogas não é suficiente para reduzir a violência, pois há outros fatores sociais, econômicos e institucionais que influenciam a violência.
Referências:
MARQUES, R. G.; SANTOS, M. A. O crime do tráfico de drogas e a relação com a violência: uma contribuição interdisciplinar. RP3 - Revista de Pesquisa em Políticas Públicas, [S. l.], n. 1, 2018. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rp3/article/view/11624. Acesso em: 16 jan. 2026.RAMOS, L. A. X.; MACHADO, E. B. L. A.; NETO, J. M. W. G. Tráfico de drogas e homicídios: um estudo de correlação a partir do “Pacto pela Vida” em Pernambuco. Revista Direito e Práxis, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 1–27, 2025. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/79598. Acesso em: 16 jan. 2026.
VISCARDI, N.; TENENBAUM, G. Violências, territórios e tráfico de drogas na América Latina. Revista de Ciências Sociais, Montevidéu, v. 36, n. 53, p. 7–14, 2023. Disponível em: http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0797-55382023000200007&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 16 jan. 2026
Autor do resumo:
Aluno e Bolsista PUB Isaque Fontellas Laurito
Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Aluno e Bolsista PUB Isaque Fontellas Laurito
Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Revisor do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.