A médio e longo prazo, nem todas as pessoas que tiveram Covid-19 ficam protegidas contra a doença e não há clareza sobre quanto tempo dura essa proteção.
***
Covid-19 é o nome dado a doença causada por um vírus chamado SARS-CoV-2, relacionado com a pandemia iniciada no ano de 2020. Quando somos infectados por esse vírus e desenvolvemos a doença, ficamos, geralmente, imunizados, ou seja, nosso corpo ganha uma forma de defesa contra a doença. Entretanto, há vários pontos que devem ser levados em consideração, pois como a Covid-19 é uma doença ainda muito recente, não sabemos: 1) Se todas as pessoas infectadas realmente desenvolvem essa imunidade; 2) Quantos meses dura essa imunidade; 3) Qual o real risco de uma segunda infecção. Vale ressaltar que o risco de uma reinfecção pouco tempo após ter a doença pela primeira vez, parece ser bem baixo, mas não é nulo, tendo já sido registrados casos em que isso aconteceu. Algumas pesquisas recentes têm relacionado a imunidade com a gravidade da primeira infecção, ou seja, pessoas que tiveram infecção assintomática (sem sintomas aparentes) ou que tiveram uma doença muito leve, podem não desenvolver uma imunidade adequada. Dessa forma, mesmo que, na maioria dos casos, esteja sendo observada uma imunidade pós-Covid, devemos tomar muito cuidado com essa informação, pois ainda temos poucos dados a respeito dessa “proteção”. Fica claro então, que a melhor forma de ficar imune (de forma garantida) é por meio da vacinação, não se esquecendo claro de que mesmo após a vacina, medidas de prevenção como o uso de máscaras e o distanciamento social devem continuar sendo adotadas.
Referências:
UpToDate. Covid-19: epidemiology, virology, and prevention. Informação atualizada em setembro de 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 6 out. 2021.UpToDate. Covid-19: questions and answers. Informação atualizada em setembro de 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 6 out. 2021.
Autor do resumo:
Aluna Valeska Lourenço Bergamin
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Revisor do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
Observação:
Geralmente, o Projeto Fale com o Dr. Risadinha busca informações com alto nível de evidência científica para fornecer respostas seguras e confiáveis ao seu público. Mas por se tratar de assunto novo, muitas informações sobre coronavírus e COVID-19 são opiniões de especialistas, carecendo de mais estudos científicos que as comprovem.