Todas as vacinas disponíveis são seguras, eficazes e reduzem o risco de COVID-19 grave. Recomenda-se tomar a vacina que estiver disponível.
***
Todas as vacinas disponíveis funcionam muito bem para proteger contra o SARS-CoV-2 (coronavírus causador da Covid-19). As vacinas atualmente disponíveis contra a Covid-19 são seguras, eficazes e reduzem o risco Covid-19 grave. Não se recomenda esperar uma marca específica da vacina: a melhor vacina é a primeira que estiver disponível para você. As vacinas podem ter características diferentes, como eficácia, efeitos colaterais e número de doses necessárias, porém, ainda faltam estudos que comparem diretamente uma vacina com outra. A diferença na eficácia (proteção da vacina) divulgada entre as diferentes vacinas pode ser influenciada por outros fatores além da eficácia própria da vacina, como diferenças entre as populações testadas, local do estudo, variante do vírus no local do estudo, época da pandemia e tipo de estudo realizado. Todas as vacinas têm vantagens e como ainda não foram estudadas lado a lado, ou seja de forma comparativa uma com a outra. Com a realização de novos estudos, que comparem uma vacina com outra, podem surgir recomendações de marcas específicas para cada população (como idosos, gestantes, pessoas com determinada doença ou moradores de determinada região). No momento, a oferta de vacinas é o fator limitante e o mais importante é se vacinar logo, visto que todas as vacinas aprovadas são eficazes e reduzem o risco de Covid-19, especialmente, os casos graves.
Referências:
UpToDate. Edwards, Kathryn M; Orenstein, Walter A. Covid-19: Vaccines to prevent SARS-CoV-2 infection. Informação atualizada em 25 junho de 2021. Disponível em: www.uptodate.com/contents/covid-19-vaccines-to-prevent-sars-cov-2-infection. Acesso em: 26 jun. 2021.CENTERS For Disease Control and Prevention. Different Covid-19 vaccines: Covid-19. CDC, 27 maio 2021. Disponível em: www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/vaccines/different-vaccines.html. Acesso em: 23 jun. 2021.
Autor do resumo:
Aluno Gustavo José Miranda da Cunha
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Revisor do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
Observação:
Geralmente, o Projeto Fale com o Dr. Risadinha busca informações com alto nível de evidência científica para fornecer respostas seguras e confiáveis ao seu público. Mas por se tratar de assunto novo, muitas informações sobre coronavírus e COVID-19 são opiniões de especialistas, carecendo de mais estudos científicos que as comprovem.