terça-feira, 4 de julho de 2023

O que é esteatose hepática?

 

A esteatose hepática é uma condição na qual o fígado acumula gordura, podendo ficar ou não inflamado. Essa condição pode acontecer em pessoas que estão acima do peso, têm diabetes mal controlada, apresentam altos níveis de colesterol ou pelo uso de certos medicamentos.
*** 
A esteatose hepática é uma condição na qual o fígado acumula gordura, podendo ficar ou não inflamado. Apesar de que pessoas que bebem muito álcool possam apresentar uma condição semelhante, a esteatose hepática não está relacionada com a ingestão alta de bebidas alcóolicas. Ainda não se sabe a causa exata, no entanto, a esteatose hepática acontece com maior frequência em pessoas que estão acima do peso, têm diabetes mal controlada, apresentam altos níveis de colesterol ou que usam alguns medicamentos específicos (como corticóides, amiodarona e alguns antirretrovirais). A maioria das pessoas com esteatose hepática não apresenta sintomas, mas algumas podem sentir cansaço, mal-estar e desconforto do lado direito superior da barriga. Geralmente, o diagnóstico é feito de forma laboratorial, com exames de sangue que demonstram função e lesão do fígado, exames de imagem (como ultrassom ou tomografia computadorizada) e, em alguns casos, a partir de uma biópsia, na qual é feita uma retirada de um pequeno pedaço do fígado para análise. A esteatose hepática, geralmente, não é tratada de forma direta. O importante é melhorar outras questões médicas, por exemplo, perder peso, evitar o uso de álcool, controlar o nível de açúcar sanguíneo e os de colesterol, o que envolve mudança de estilo de vida, melhorando a alimentação e praticando mais atividades físicas. Além disso, também é recomendada a vacinação para Hepatite A e Hepatite B, além das outras imunizações que são recomendadas de acordo com cada idade. Essas recomendações são importantes pois, com o tempo, a esteatose hepática pode piorar, levando a cicatrizes no fígado e gerar um processo de cirrose. Dessa forma, quando o diagnóstico é feito, é importante continuar acompanhando o médico e a equipe de saúde regularmente, avaliando a progressão da doença.

Referências: 

UpToDate. Patient education: Nonalcoholic fatty liver disease (The Basics). Informação atualizada em junho de 2023. Disponível em: https://www.uptodate.com. Acesso em: 03 jun. 2023.


UpToDate. Epidemiology, clinical features, and diagnosis of nonalcoholic fatty liver disease in adults. Informação atualizada em novembro de 2022. Disponível em: https://www.uptodate.com. Acesso em: 03 jun. 2023.


UpToDate. Management of nonalcoholic fatty liver disease in adults. Informação atualizada em maio de 2023. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 04 jun. 2023.

Autor do resumo:
Aluno Victor Villatoro Carrapato 
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.



Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.