terça-feira, 4 de julho de 2023

Como tratar feridas?

Para cuidar de feridas é preciso realizar a limpeza com água e sabão, evitar sangramentos, colocar curativos e observar sinais de inflamação ou piora.
*** 
A ferida é o rompimento do tecido da pele e de tecidos próximos, como músculos, causando uma mudança na função normal. Feridas podem ser causadas por uma variedade de mecanismos, como traumas, queimaduras, mordidas, tiros, diabetes e inflamação. As feridas podem ser classificadas como agudas ou crônicas, dependendo da duração em que permanecem e da capacidade que o corpo tem de lidar com elas. Feridas agudas, como aquelas provenientes de trauma ou cirurgia, são aquelas em que se prevê que a cicatrização progrida por meio de uma sequência fisiológica ordenada de inflamação, proliferação e maturação. Uma ferida crônica pode ser definida como aquela que está fisiologicamente prejudicada. Exemplos de feridas crônicas incluem úlceras isquêmicas, úlceras venosas, úlceras de pé diabético e feridas infectadas, incluindo infecções no local de uma cirurgia. Feridas crônicas curadas, particularmente, úlceras de pé diabético, devem ser consideradas "feridas em remissão", porque apresentam alto risco de recorrência. Os cuidados podem variar para feridas agudas e crônicas, mas, de forma geral, os cuidados de uma ferida incluem: deixar a ferida limpa, podendo limpá-la com água e sabão; caso haja sangramentos, é importante contê-los, pressionando uma gaze ou um pano limpo firmemente na área por, aproximadamente, vinte minutos; colocar antibióticos na ferida quando houver indicação médica; cobrir a ferida com curativos ou gazes, mantendo-os limpos e secos, e trocando-os 1 ou 2 vezes por dia até que a ferida cicatriz, conforme recomendação médica. Se o paciente com ferida apresentar febre, aumento de dor, cheiro ruim e pus vindos da região é importante ir ao médico o mais rápido possível. Além disso, em casos de feridas crônicas mais graves, a equipe de saúde que analisou o caso é a mais indicada para fornecer os remédios extras, como analgésicos e antibióticos e os cuidados mais individualizados para o paciente.

Referências: 
UpToDate. Patient education: taking care of cuts, scrapes, and puncture wounds. Informação atualizada em 2023. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 26 fev. 2023.

UpToDate. Overview of treatment of chronic wounds. Informação atualizada em julho de 2022. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 26 fev. 2023.

UpToDate. Basic principles of wound management. Informação atualizada em junho de 2022. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 27 fev. 2023.

UpToDate. Basic principles of wound healing. Informação atualizada em maio de 2022. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 27 fev. 2023.

Autor do resumo:
Aluno Victor Villatoro Carrapato 
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.


Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.