sábado, 7 de outubro de 2023

Quais os principais sintomas da COVID-19 no sistema digestivo?

Os sintomas no sistema digestivo mais comuns na COVID-19 são: diarreia, náuseas, vômitos e perda da vontade de comer. Geralmente, são leves e duram pouco tempo depois da infecção.

*** 
Pacientes com COVID-19 geralmente apresentam febre e sintomas respiratórios. No entanto, algumas pessoas também podem apresentar sintomas no trato digestivo, como diarreia, perda da vontade de comer, náusea, vômitos e dor na barriga. Por mais que não sejam muito comuns, esses sintomas podem permanecer após uma infecção por COVID-19. Na maioria das vezes, essas sequelas se resolvem depois de um período curto de tempo, não existindo a necessidade de intervenção médica, principalmente, em casos leves. A perda de vontade de comer é causada por diversos fatores, incluindo a perda de olfato e paladar (muitas pessoas com covid perdem a capacidade de sentir cheiros ou gostos) e pode ser uma sequela de COVID-19. Como leva a perda de peso, que é um fator que, se não for intencional, predispõe a diversas complicações, essa sequela deve ser verificada atentamente. Se você teve COVID-19 grave, ou está apresentando sintomas digestivos fortes e que persistem por um tempo prolongado ou está perdendo muito peso, é importante consultar um médico para melhor analisar o caso.

Referências: 

UpToDate. COVID-19: Evaluation and management of adults with persistent symptoms following acute illness ("Long COVID"). Informação atualizada em janeiro de 2023. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 25 mar. 2023.

UpToDate. COVID-19: Gastrointestinal symptoms and complications. Informação atualizada em fevereiro de 2023. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 25 mar. 2023.

UpToDate. COVID-19: Issues related to gastrointestinal disease in adults. Informação atualizada em março de 2023. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 25 mar. 2023.


Centers for disease control and prevention. CDC. Long COVID or Post-COVID Conditions. Informação atualizada em dezembro de 2022. Disponível em: https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/long-term-effects/index.html. Acesso em 27 mar. 2023.


Autor do resumo:
Aluno Victor Villatoro Carrapato 
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Observação:
1 Geralmente, o Projeto Fale com o Dr. Risadinha busca informações com alto nível de evidência científica para fornecer respostas seguras e confiáveis ao seu público. Mas por se tratar de assunto novo, muitas informações sobre coronavírus e COVID-19 são opiniões de especialistas, carecendo de mais estudos científicos que as comprovem.

2 Informações não substituem consultas e exames realizados por profissionais da saúde. Antes de usar esta informação, converse com o profissional que lhe assiste.



Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.