segunda-feira, 20 de abril de 2020

Posso ficar doente com a COVID-19 mais de uma vez?


Estudos estão sendo realizados para verificar se a infecção pelo COVID-19 confere imunidade definitiva ou temporária ao paciente. Contudo, a Organização Mundial de Saúde alerta para a possibilidade de reinfecção.
***

Normalmente, ao se analisar outros vírus conhecidos, quando um paciente se recupera de uma infecção, ele não é infectado uma segunda vez pelo mesmo vírus, sendo raros os casos em que a reinfecção ocorre. Assim, geralmente, a reinfecção é associada a problemas na resposta imune do paciente. Quando um paciente é infectado pela COVID-19, seu corpo produz anticorpos, ou seja, proteínas que auxiliam no combate ao vírus. Evidências preliminares sugerem que alguns desses anticorpos são protetores, impedindo que o indivíduo seja reinfectado pelo vírus, mas ainda não há uma certeza científica sobre o assunto. Além disso, não se sabe se todos os pacientes infectados pelo COVID-19 irão apresentar uma resposta imune protetora, ou seja, desenvolver os anticorpos que conferem imunidade. Outra questão é a incerteza sobre quanto tempo durará o efeito protetor da presença desses anticorpos, sendo possivelmente a duração em crianças menor que em adultos. Normalmente, nas infecções virais, o efeito protetor dos anticorpos é prolongado (dura de anos até a vida toda), porém, alguns vírus, inclusive alguns da família do coronavírus, possuem a duração da imunidade mais curta (podendo durar menos de 1 ano). Vale ressaltar que, geralmente, os casos de reinfecção são mais leves e menos contagiosos do que o primeiro caso apresentado pelo paciente. Atualmente, diversos relatos de possíveis reinfecções pelo COVID-19 foram descritos, porém, ainda há não se sabe se: 1) houve uma falha nos testes que podem apontar resquícios da infecção anterior; 2)  se o vírus se manteve no corpo do paciente, isto é, a pessoa melhorou dos sintomas sem a eliminação completa do vírus de seu organismo; 3) se a reinfecção resultou de mutações do vírus. Diversos estudos estão sendo realizados para esclarecer essas dúvidas, porém, ainda estão em estágios iniciais. Alguns estudos demonstraram a presença de substâncias neutralizantes do vírus no plasma (componente do sangue) de pacientes recuperados da infecção do COVID-19. Além disso, testes laboratoriais identificaram a presença de anticorpos na maioria dos pacientes após 14 dias do início dos sintomas. Outro estudo preliminar, realizado com animais recuperados da infecção pelo SARS-CoV-2 (vírus responsável pela COVID-19), demonstrou que, após recuperados, a reexposição ao SARS-CoV-2 não resultava em uma nova infecção. Testes que verificam a presença de anticorpos no paciente podem ser utilizados para verificar a presença de uma resposta imune protetora, sendo uma ferramenta importante para distinguir os indivíduos com menor risco de reinfecção. Em decorrência do contexto de incerteza apresentado, a Organização Mundial de Saúde alerta que não se deve presumir que uma pessoa infectada com coronavírus estará imune a reinfecção por coronavírus.

Referências:
Uptodate [Internet]. McIntosh, Kenneth. Coronavirus disease 2019 (COVID-19). Informação atualizada em: 03 abr. 2020. Disponível em: http://www.sibi.usp.br/. Acesso em: 04 abr. 2020.

Biernath, André. É possível pegar o coronavírus mais de uma vez?: Países asiáticos divulgaram casos de possível reinfecção pelo novo coronavírus em alguns pacientes. Veja o que essa informação pode significar na prática. Saúde Abril, 3 abr. 2020. Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/e-possivel-pegar-o-coronavirus-mais-de-uma-vez/. Acesso em: 4 abr. 2020.

Conte, Juliana. Peguei coronavírus uma vez. Estou imune? | Drazio Varella. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/coronavirus/peguei-coronavirus-uma-vez-estou-imune/. Acesso em: 4 abr. 2020.

Moreira, Matheus. Estudo aponta infecção por coronavírus pela segunda vez em pacientes da China: resultado sugere que vírus pode permanecer por mais tempo no organismo do que se imaginava. Folha de S. Paulo, 2 mar. 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/03/estudo-aponta-infeccao-por-coronavirus-pela-segunda-vez-em-pacientes-da-china.shtml. Acesso em: 4 abr. 2020.

Rossi, Marina. Perguntas não respondidas sobre coronavírus impedem saber o que acontecerá nos próximos meses: É possível ser infectado duas vezes? Como será o comportamento do vírus no inverno do hemisfério sul? Ainda se desconhecem dados fundamentais sobre o novo patógeno. El País, São Paulo, 20 mar. 2020. Disponível em: https://brasil.elpais.com/ciencia/2020-03-20/perguntas-nao-respondidas-sobre-o-virus-impedem-saber-o-que-acontecera-nos-proximos-meses.html. Acesso em: 4 abr. 2020.

BBC. Coronavírus pode infectar a mesma pessoa duas vezes? A pergunta que intriga cientistas: Virologista espanhol estima que pelo menos 14% dos pacientes que já tiveram coronavírus voltaram a ter resultado positivo para a doença; mas será que se trata de uma nova infecção ou apenas uma ‘recuperação‘ do vírus?. G1, 19 mar. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/19/coronavirus-pode-infectar-a-mesma-pessoa-duas-vezes-a-pergunta-que-intriga-cientistas.ghtml. Acesso em: 4 abr. 2020.

Ritschel, Chelsea. Coronavirus: can you get COVID-19 twice or does it cause immunity? Independent, 20 mar. 2020. Disponível em: https://www.independent.co.uk/life-style/health-and-families/coronavirus-immunity-reinfection-get-covid-19-twice-sick-spread-relapse-a9400691.html. Acesso em: 5 abr. 2020.

Slezak, Michael; WYLIE, Brooke. Print Email Facebook Twitter More Can you get coronavirus twice? This Nobel prize winner is sceptical. ABC News, 22 mar. 2020. Disponível em: https://www.abc.net.au/news/2020-03-22/doubt-over-contracting-coronavirus-covid-19-twice/12075878. Acesso em: 5 abr. 2020.

Guanming, Ye. et al. Clinical characteristics of severe acute respiratory syndrome coronavirus 2 reactivation. Journal of Infection, v.80, n.5, maio, 2020. p. e14-17

World Health Organization. Immunity passports in the context of COVID-19. Geneva : WHO, 2020. Disponível em: https://www.who.int/news-room/commentaries/detail/immunity-passports-in-the-context-of-covid-19? Acesso em: 27 abr. 2020.

Autor do resumo:
Gustavo José Miranda da Cunha

Revisores do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Observação:

Geralmente, o Projeto Fale com o Dr. Risadinha busca informações com alto nível de evidência científica para fornecer respostas seguras e confiáveis ao seu público. Mas por se tratar de assunto novo, muitas informações sobre coronavírus e COVID-19 são opiniões de especialistas, carecendo de mais estudos científicos que as comprovem.

Esta resposta foi atualizada e revista em 27 de abril de 2020 em decorrência de novas diretrizes sobre a COVID-19 realizadas pela Organização Mundial de Saúde em abril de 2020.



Clique AQUI para avaliar esta informação!
Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.