terça-feira, 21 de abril de 2020

Se não apresentei sintomas, como posso saber se já tive COVID-19?


Testes sorológicos podem detectar a presença de anticorpos contra o SARS-CoV-2, evidenciando que o indivíduo já teve ou está atualmente com COVID-19.
***
O teste que é atualmente utilizado no diagnóstico da COVID-19, chamado de reação em cadeia da polimerase com transcrição reversa (RT-PCR), busca a presença do SARS-CoV-2 (vírus responsável pela COVID-19) em amostras de secreções respiratórias do paciente. Enquanto o indivíduo estiver infectado, mesmo que esteja assintomático, o SARS-CoV-2 pode ser detectado pela RT-PCR (resultado positivo). Porém, após o indivíduo se recuperar da COVID-19, ou seja, eliminar o SARS-CoV-2 de seu corpo, o teste irá apresentar o resultado como negativo. Logo, por meio do teste RT-PCR não é possível saber se um indivíduo já apresentou a infecção, somente se ele está atualmente infectado. Contudo, auando um paciente contrai a COVID-19, seu corpo produz anticorpos (proteínas que auxiliam no combate ao vírus), mesmo nas infecções assintomáticas. Os anticorpos contra o COVID-19 podem ser detectados no sangue do paciente por meio de testes sorológicos. Portanto, se o teste sorológico mostrar a presença de anticorpos contra o COVID-19 no sangue do paciente, isso significa que ele já foi ou está atualmente infectado pelo SARS-CoV-2. Os testes sorológicos podem ser capazes de identificar pacientes com infecção anterior ou atual, mesmo com teste de RT-PCR negativo. Um estudo mostrou que pacientes com características clínicas, radiográficas e epidemiológicas suspeitas de COVID-19, mas com a RT-PCR negativo, ao serem submetidos ao teste sorológico o resultado positivo foi encontrado na grande maioria dos pacientes, mostrando como esse teste pode auxiliar inclusive no diagnóstico da COVID-19. Apesar disso, vale ressaltar que o melhor teste para o diagnóstico de COVID-19 continua sendo o RT-PCR, podendo detectar a presença do SARS-CoV-2 no início da infecção, enquanto os anticorpos demoram cerca de uma semana para poderem ser detectados. Pesquisas estão tentando confirmar se a presença de anticorpos confere uma resposta imune protetora do indivíduo contra o SARS-CoV-2, diminuindo então o risco de uma possível reinfecção ou seja, do indivíduo ter COVID-19 mais de uma vez. Nos EUA, o teste sorológico começou a ser aplicado com a esperança de uma flexibilização do isolamento social, permitindo aqueles que possuem anticorpos contra o SARS-CoV-2 (teste sorológico positivo) retornem às suas atividades. No Brasil, o teste sorológico está sendo utilizado com o objetivo de garantir a segurança e proteção dos profissionais de serviços de saúde e segurança. Porém, testes rápidos possivelmente poderão ser encontrados em farmácias num futuro próximo e algumas cidades estão aderindo ao método para realizar o diagnóstico em pacientes com sintomas por mais de 5 ou 6 dias. É importante ressaltar que testes rápidos não são tão precisos quanto o teste sorológico convencional (ELISA), mas os resultados ficam prontos em minutos.

Referências:
Uptodate. McIntosh, Kenneth. Coronavirus disease 2019 (COVID-19). Informação atualizada em: 07 abr. 2020. Disponível em: http://www.sibi.usp.br/. Acesso em: 08 abr. 2020.

EUA iniciam exames de sangue para detectar pessoas imunes ao coronavírus. Estadão, 7 abr. 2020. Disponível em: https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,eua-iniciam-exames-de-sangue-para-detectar-pessoas-imunes-ao-coronavirus,70003262843. Acesso em: 8 abr. 2020.

Brasil. Ministério da Saúde. Saúde amplia testes para profissionais de saúde e segurança. Ministério da Saúde, 24 mar. 2020. Disponível em: https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46596-saude-amplia-testes-para-profissionais-de-saude-e-seguranca. Acesso em: 8 abr. 2020.

Azevedo, Ana Lucia. Conheça as vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de teste para diagnosticar coronavírus: RT-PCR, Testes rápidos e Testes sorológicos estão chegando ao Brasil e têm características variadas. O Globo, 3 abr. 2020. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/coronavirus-servico/conheca-as-vantagens-desvantagens-dos-diferentes-tipos-de-teste-para-diagnosticar-coronavirus-24348396. Acesso em: 8 abr. 2020.

Ribeiro, Wandy. Coronavírus: teste rápido custará R$130,00 em fármacias. ICTQ, 6 abr. 2020. Disponível em: https://www.ictq.com.br/varejo-farmaceutico/1362-coronavirus-teste-rapido-custara-r-130-00-em-farmacias. Acesso em: 8 abr. 2020.

Limeira começa a usar testes rápidos em pacientes com suspeita de coronavírus. G1, 8 abr. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2020/04/08/limeira-comeca-a-usar-testes-rapidos-em-pacientes-com-suspeita-de-coronavirus.ghtml. Acesso em: 8 abr. 2020.

Coronavírus: Limeira isenta famílias de baixa renda de tarifa de água por 90 dias. G1, 30 mar. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2020/03/30/coronavirus-limeira-isenta-familias-de-baixa-renda-de-tarifa-de-agua-por-90-dias.ghtml. Acesso em: 8 abr. 2020.

Autor do resumo:
Gustavo José Miranda da Cunha

Revisores do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Observação:
Geralmente, o Projeto Fale com o Dr. Risadinha busca informações com alto nível de evidência científica para fornecer respostas seguras e confiáveis ao seu público. Mas por se tratar de assunto novo, muitas informações sobre coronavírus e COVID-19 são opiniões de especialistas, carecendo de mais estudos científicos que as comprovem.


Clique AQUI para avaliar esta informação!
Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.