terça-feira, 28 de abril de 2020

Quais equipamentos de proteção individual devem ser usados pelos profissionais de saúde na assistência de pacientes com COVID-19?

Profissionais da saúde devem usar avental, luvas, máscara e proteção para olhos sempre que estiverem expostos a pacientes com COVID-19 confirmada ou suspeita.
***
Os profissionais de saúde que estejam expostos ao contato com pacientes com COVID-19 suspeita ou confirmada devem sempre usar equipamentos de proteção individual (EPIs). A COVID-19 é uma doença que é transmitida de uma pessoa para outra por meio de gotículas respiratórias e contato próximo. As gotículas respiratórias são formadas quando uma pessoa infectada fala, tosse ou espirra. O novo Coronavírus infecta outra pessoa quando essas gotículas entram em contato com o olho, nariz ou boca de alguém. Alguns procedimentos em pacientes com COVID-19 geram partículas respiratórias ainda menores que as gotículas: são os chamados aerossóis. Qualquer pessoa que entre em uma sala com um paciente com COVID-19 confirmada ou suspeita, deve usar o EPI recomendado: avental ou bata, luvas, proteção para os olhos e uma máscara. Os aventais ou batas devem estar limpos antes do uso. Caso o vestuário de proteção esteja em pequena quantidade, deve ser priorizado para procedimentos que gerem aerossóis ou quando são esperados salpicos, ou em atividades de contato próximo com o paciente com COVID-19 como, por exemplo, vestir, dar banho, fornecer higiene, cuidar de feridas, ou trocar a roupa de cama. As luvas devem ser limpas e não estéreis e serem colocadas ao entrar no local de atendimento. Caso as luvas rasguem ou fiquem muito contaminadas, devem ser trocadas. Imediatamente após as luvas serem removidas, deve ser feita a higiene de toda a superfície das mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Para a  proteção ocular podem ser empregados óculos de proteção ou um protetor facial descartável que cubra a frente e as laterais do rosto. As lentes de contato e os óculos de uso pessoal não são considerados proteção ocular adequada.  As máscaras recomendadas para o uso são a n95 ou PFF2/FFP2, que conferem maior proteção. Caso não haja máscaras n95/FFP2/PFF2, as máscaras cirúrgicas são uma alternativa aceitável. Em procedimentos que geram aerossóis é indispensável que se use máscara N95 ou PFF2 ou FFP2. Exemplos de procedimentos que geram aerossóis são a intubação traqueal, a ventilação manual antes da intubação, a ventilação não invasiva, a traqueostomia, a ressuscitação cardiopulmonar, a endoscopia digestiva alta e a broncoscopia. As coletas de amostras da nasofaringe ou da orofaringe não são consideradas procedimentos geradores de aerossol. Todos os EPIs devem ser retirados ao sair do local de atendimento do paciente com COVID-19. Os EPIs descartáveis devem ser jogados em local apropriado. Os EPIs reutilizáveis devem ser adequadamente limpos e descontaminados. As unidades de saúde devem ter políticas e procedimentos que descrevam uma sequência recomendada para colocar e retirar o EPI com segurança.

Referências: 
Centers for Disease Control and Prevention. Coronavirus disease 2019 (COVID-19). Informação atualizada em: 20 Mar. 2020. Disponível em: https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/specific-groups/high-risk-complications.html. Acesso em: 26 Mar. 2020.
UpToDate. Patient education: Coronavirus disease 2019 (COVID-19): the basics. Informação atualizada em: 23 Mar. 2020. Disponível em: https://www.uptodate.com/contents/coronavirus-disease-2019-covid-19-the-basics. Acesso em: 26 Mar. 2020.

UpToDate. Coronavirus disease 2019 (COVID-19). Informação atualizada em: 24 Mar. 2020. Disponível em: https://www.uptodate.com/contents/coronavirus-disease-2019-covid-19. Acesso em: 26 Mar. 2020.

Dynamed. COVID-19: novel coronavirus. Informação atualizada em: 27 Mar. 2020. Disponível em: https://www.dynamed.com/. Acesso em: 28 Mar. 2020.

Autor do resumo:
Jéssica Nara Targino Cavalcante

Revisor do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Observação:

Geralmente, o Projeto Fale com o Dr. Risadinha busca informações com alto nível de evidência científica para fornecer respostas seguras e confiáveis ao seu público. Mas por se tratar de assunto novo, muitas informações sobre coronavírus e COVID-19 são opiniões de especialistas, carecendo de mais estudos científicos que as comprovem.


Clique AQUI para avaliar esta informação!
Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.