segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Durante a pandemia da COVID-19, que cuidados devem ser tomados pelas pessoas nas unidades de diálise?

Durante a pandemia de COVID-19, as pessoas devem usar máscaras, manter o distanciamento, lavar as mãos e evitar tocar no rosto, quando em unidades de diálise.

*** 
A COVID-19, doença infecciosa causada pelo coronavírus, tem um risco maior de ser grave em pessoas que já possuem algum problema de saúde, como problemas nos rins. Pessoas que fazem diálise estão no grupo de risco para COVID-19 grave. Assim, alguns cuidados devem ser tomados pelos pacientes que fazem diálise, seus acompanhantes e pelos profissionais de saúde nas unidades de diálise para diminuir o risco de transmissão do coronavírus. Se for possível, tanto pacientes e seus acompanhantes quanto os membros da equipe devem evitar usar transportes públicos, como ônibus e metrôs. Acompanhantes e membros da equipe com sinais ou sintomas de COVID-19 devem ser desencorajados a comparecer nas unidades de diálise. Para pessoas com casos suspeitos ou confirmados de COVID-19 que tenham doença renal crônica e precisam de diálise, a Sociedade Brasileira de Nefrologia (especialidade médica que cuida dos rins) não recomenda medidas para diminuir o tempo ou a frequência do tratamento dialítico. Os pacientes que forem fazer diálise e estiverem com sinais e sintomas de COVID-19, ou com alguma pessoa em casa assim, devem avisar a equipe da unidade de diálise, por telefone, antes de chegarem e usarem máscaras durante todo o tempo que estiverem fora de casa. Nas unidades de diálise, pacientes e acompanhantes com casos suspeitos ou confirmados de COVID-19 devem usar máscaras cirúrgicas e podem ser levados para salas separadas dos demais pacientes. A equipe da unidade de diálise, os pacientes e os acompanhantes devem, sempre que possível, manter o distanciamento de pelo menos 2 metros e evitar tocar em olhos, boca e nariz sem antes higienizar as mãos. Também não se não deve compartilhar objetos de uso pessoal como talheres, escovas de dente, copos e pratos. Recomenda-se que todas as pessoas façam a higiene das mãos com frequência. Outra recomendação para todos é praticar a higiene respiratória, cobrindo tosses e espirros, preferencialmente com lenços de papel que sejam jogados fora ou com o antebraço.

Referências: 
Dynamed. COVID-19 and patients with chronic kidney disease (CKD) and end-stage renal disease (ESRD). Informação atualizada em: 18 Mai. 2020. Disponível em: www.dynamed.com. Acesso em: 04 jul. 2020.
Sociedade Brasileira de Nefrologia. Recomendações de Boas Práticas da Sociedade Brasileira de Nefrologia às Unidades de Diálise em relação à Epidemia do novo Coronavírus (COVID-19). Atualizado em 17 Mar. 2020. Disponível em: https://www.sbn.org.br/fileadmin/user_upload/sbn/2020/03/18/COVID-19_SBN__em_18-3.pdf. Acesso em 04 jul. 2020.  

Autor do resumo:
Jéssica Nara Targino Cavalcante

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Observação:
Geralmente, o Projeto Fale com o Dr. Risadinha busca informações com alto nível de evidência científica para fornecer respostas seguras e confiáveis ao seu público. Mas por se tratar de assunto novo, muitas informações sobre coronavírus e COVID-19 são opiniões de especialistas, carecendo de mais estudos científicos que as comprovem.


Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.