quarta-feira, 13 de outubro de 2021

O que é a síndrome de Tourette?

A síndrome de Tourette é um distúrbio que faz com que as pessoas façam movimentos ou emitam sons incomuns, sem intenção e repetidas vezes, chamados de "tiques".
*** 
A síndrome de Tourette é um distúrbio que faz com que as pessoas façam movimentos ou emitam sons incomuns, sem intenção e repetidas vezes, chamados de "tiques". Os tiques podem ser classificados como tiques de movimento (também chamados de tiques motores) ou tiques vocais. Os tiques motores incluem movimentos como piscar, girar a cabeça, dar pontapés e realizar movimentos com a boca (como abrir a boca ou fazer o movimento de sugar). Tiques vocais incluem ações como limpar a garganta (“escarrar”), tossir, gritar ou fazer sons de animais. Algumas crianças com síndrome de Tourette podem falar involuntariamente frases obscenas ou palavrões, sintoma chamado de coprolalia. Outras crianças podem apresentar ecolalia, que é repetir o que outras pessoas falam ou fazem. Há ainda crianças que repetem suas próprias palavras, sintoma chamado de palilalia. Os tiques não tem propósitos, ou seja, a criança realiza o tique sem motivo algum. A presença de tiques é comum mesmo em crianças que não possuem síndrome de Tourette. Uma em cada cinco crianças terá algum tique em algum momento da sua infância. Esses tiques são normalmente leves e de pouca importância (podem nem ser percebidos por algumas pessoas), podendo aparecer e desaparecer com o passar do tempo e geralmente não duram mais de 1 ano. Na síndrome de Tourette, a criança pode desenvolver muitos tiques diferentes ao mesmo tempo, que ocorrem muitas vezes por dia (podendo ocorrer em “ataques”, ou seja, momentos isolados em que a pessoa apresenta o tique muitas vezes e em intensidade muito forte) e estão presentes por mais de 1 ano. Os “tiques” da Síndrome de Tourette aparecem geralmente entre 2 e 14 anos, principalmente ao redor dos 7 anos de idade. A origem da síndrome de Tourette ainda é desconhecida. A síndrome de Tourette acomete cerca de 1 a cada 100 crianças, havendo casos mais leves (com menos sintomas) e casos mais graves (crianças com tiques muito intensos e repetitivos). Para cada menina com síndrome de Tourette há 3 meninos com o distúrbio. Os tiques podem causar dificuldades para a criança na escola e na interação com outras pessoas. Uma criança com síndrome de Tourette pode ainda apresentar outros transtornos psiquiátricos, como transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), depressão, ansiedade e problemas comportamentais. O diagnóstico da síndrome de Tourette é baseado nos sintomas (ou seja, nos tiques) e é feito pelo médico neurologista após uma discussão cuidadosa com o paciente e familiares, associado ao exame físico para descartar outros problemas.

Referências: 
Dynamed. Tourette syndrome. Atualizada em junho de 2015. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/index.php . Acesso em: 25 jul. 2017.

Autor do resumo:
Enfermeiro Claudio Vinicius de Assis Rondado
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisores do resumo: 
Aluno Gustavo José Miranda da Cunha
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo



Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.