quarta-feira, 27 de outubro de 2021

O que fazer quando a criança não quer tomar o medicamento?

Antes de dar o medicamento para a criança é preciso conversar e explicar a necessidade do remédio, fazer do processo um momento divertido e oferecer recompensas ou elogios.
*** 
Fazer com que crianças tomem medicamentos nem sempre é uma tarefa fácil. Muitas vezes, elas não aceitam os remédios por não entenderem a necessidade do uso, não gostarem do sabor ou da textura que eles têm ou terem dificuldade de engolir as cápsulas e comprimidos. Assim, algumas dicas e métodos podem ajudar nessa tarefa. Primeiramente, é importante sempre conversar com a criança, entendendo os motivos pelos quais ela não quer tomar o remédio e explicando para ela a importância do uso (falar quais as complicações se ela não tomar, por exemplo). É bom estar calmo e ser firme, sendo sincero com a criança e evitando deixá-la assustada, com medo ou com o sentimento que está desapontando. Em relação ao processo de ministrar o medicamento em si, algumas dicas são: Descobrir se a criança prefere tomar de algum jeito específico (como por meio de colher, seringa ou beber de um copo); Perguntar ao médico se o medicamento pode ser misturado com comida ou líquidos, alguns remédios, por exemplo, podem ficar com o gosto melhor se misturado com sucos, mel ou chocolate, mas nem todos os remédios podem ser misturados; Como as papilas gustativas (responsáveis pela sensação de gosto) estão presentes na língua, uma alternativa é colocar o remédio diretamente nas bochechas da criança, para suavizar o gosto; Fazer do momento de tomar o medicamento algo divertido, envolvendo brinquedos, ursinhos de pelúcia, entre outros, pode ajudar aqueles que são mais jovens; Estabelecer uma rotina, fazendo com que o remédio seja sempre tomado no mesmo horário, por exemplo, dar o medicamento antes de programas de TV que a criança gosta, o que vai motivá-la a repetir o ato. É recomendado evitar com que muitas pessoas sejam envolvidas no momento, uma abordagem mais calma é melhor e geralmente mais efetiva. Uma outra dica é sempre elogiar e parabenizar a criança quando ela consegue tomar o remédio, mesmo que o processo tenha sido longo e difícil. Nesse sentido, adesivos e plaquinhas de recompensa (em que você coloca uma estrela, por exemplo, a cada vez que a criança consegue usar o medicamento) são boas ideias. Por fim, podem haver dias em que as estratégias não vão funcionar, mas é importante não desistir e continuar tentando. Se o problema persistir, é recomendado voltar ao médico com a criança, para que ele possa apresentar outras alternativas como remédios com diferentes gostos, texturas e formatos.


Referências: 
Oxford University Hospitals. Tips to help your child to take medicine. Informação atualizada em Junho de 2018. Disponível em: https://www.ouh.nhs.uk/patient-guide/leaflets/files/11990Pmedicine.pdf . Acesso em: 20 out. 2021.

Uc Davis Children’s Hospital. How to help your child take medicine. Informação atualizada em Junho de 2014. Disponível em: https://health.ucdavis.edu/children/patients_family_resources/Patient_and_Family_Education_A_to_Z/How-to-Help-a-Child-take-their-Medicine.html . Acesso em: 20 out. 2021.

Autor do resumo:
Aluno Victor Villatoro Carrapato
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo


Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.