terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Como suspeitar do transtorno do espectro autista em bebês e crianças pequenas?

Dificuldades para se comunicar, comportamentos repetitivos, ficar chateado com pequenas mudanças e não brincar de fingir podem indicar transtorno do espectro autista em crianças.

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O transtorno do espectro do autismo (TEA) é uma condição de desenvolvimento causada por diferenças no cérebro da criança. A criança com TEA pode apresentar déficits na comunicação social e interação social e padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades. Os sinais e sintomas do TEA podem variar muito entre as crianças. Os sinais do TEA podem começar antes dos três anos de idade e duram por toda a vida, embora os sintomas possam melhorar com o tempo. Algumas crianças apresentam sintomas de TEA no primeiro ano de vida, enquanto outras podem apresentar sintomas somente após os dois anos. Há ainda pessoas que só terão o TEA mais perceptível na fase jovem e adulta. Certas crianças com TEA se desenvolvem adequadamente até pouco antes dos dois anos de idade e então param de ganhar novas habilidades e podem perder habilidades que já tinham. Os pais normalmente procuram o médico devido a preocupações em relação a dificuldade de habilidades sociais, déficits de linguagem, comportamentos diferentes e presença de birras frequentes ou intolerância à mudança. Os sinais de dificuldade de habilidades sociais e linguagem podem ser: 1) Evita contato visual ou preferir ficar sozinha; 2) Não responder ao nome e não apresentar expressões faciais (feliz ou irritada) até os nove meses; 3) Não compartilhar interesses com outras pessoas (por exemplo, não mostrar um brinquedo que gosta) e não fazer gestos (por exemplo, não acenar para se despedir) próximo ao um ano de idade; 4) Não apontar e não olhar para o que outras pessoas apontarem com um ano e meio; 5) Não perceber quando os outros estão tristes aos dois anos de idade e ter dificuldade de entender os sentimentos dos outros ou falar de seus próprios sentimentos após os três anos; 6) Não brincar de fingir (por exemplo, não finge “alimentar” uma boneca) próximo aos dois anos; e 7) Mostrar pouco interesse pelos colegas. Pode haver, além do atraso nas habilidades linguísticas (inclusive não falar), um atraso de movimento e/ou cognitivo. As crianças com TEA normalmente preferem seguir rotinas e ficam chateadas com pequenas mudanças. Ao brincar, as crianças com TEA preferem sempre os mesmos brinquedos e brincam da mesma maneira, sendo que podem alinhar os brinquedos ou outros objetos em uma ordem específica e ficar chateada se alguém alterar a ordem. Crianças com TEA podem ainda falar palavras ou frases repetidamente e ter interesses obsessivos por algum determinado assunto. Além disso, podem ainda bater as mãos, balançar o corpo, girar em círculos ou fazer outros movimentos aparentemente sem motivos. Comportamento hiperativo, impulsivo e/ou desatento podem ser comuns nas crianças com TEA. As crianças podem ter reações incomuns ao serem expostas a novas sensações, como cheiros novos. Os sinais e sintomas do TEA podem ser identificados pela vigilância precoce (avaliações periódicas do desenvolvimento da criança) e triagem (questionários específicos para buscar o TEA). O diagnóstico definitivo de TEA geralmente é feito por um especialista (por exemplo, psiquiatras e neurologistas infantis) no contexto de uma avaliação abrangente, verificando ainda se a criança tem alguma outra condição além do TEA (por exemplo, deficiência intelectual ou condições genéticas).

Referências: 
UpToDate. Autism spectrum disorder: clinical features. Informação atualizada em 2 de agosto de 2021. Disponível em: www.uptodate.com. Acesso em: 13 jan. 2022.

UpToDate. Autism spectrum disorder: evaluation and diagnosis. Informação atualizada em 8 de julho de 2021. Disponível em: www.uptodate.com. Acesso em: 13 jan. 2022.

UpToDate. Autism spectrum disorder: screening tools. Informação atualizada em 29 de março de 2020. Disponível em: www.uptodate.com. Acesso em: 13 jan. 2022.

Centers for Disease Control and Prevention. Signs and symptoms of autism spectrum disorders. CDC, 29 de março de 2021. Disponível em: https://www.cdc.gov/ncbddd/autism/signs.html. Acesso em: 15 jan. 2022.

Autor do resumo:
Aluno Gustavo José Miranda da Cunha
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.


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