segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Qual dieta pode ajudar no tratamento do câncer?


Durante o tratamento do câncer, recomenda-se a ingestão de cinco porções de frutas e vegetais por dia e ingestão limitada de alimentos processados, carnes vermelhas e bebidas alcóolicas.

*** 
Uma alimentação adequada tem sido associada a resultados positivos no tratamento de alguns tipos de câncer. Uma dieta saudável, rica em frutas, vegetais e grãos inteiros (alimentos integrais) e com baixo teor de carnes vermelhas e alimentos processados, pode estar relacionada a uma menor mortalidade nos pacientes com câncer, ou seja, pode aumentar as chances do paciente viver mais. Já uma dieta de padrão ocidental, rica em carne vermelha, alimentos processados ​​e doces, pode aumentar a taxa de mortalidade. Medidas dietéticas específicas sobre certos alimentos ou nutrientes em tipos específicos de câncer ainda estão em estudo. No câncer de mama, algumas evidências sugerem que evitar gordura e bebidas alcoólicas e aumentar a ingestão de alimentos com fibra, soja, frutas e vegetais podem ter efeitos positivos no tratamento. No câncer de próstata, pode haver benefícios na redução da ingestão de gordura e no aumento do consumo de soja, vegetais ou adoção de uma dieta vegana. No câncer colorretal (localizado no final do trato digestório), uma alimentação com menor carga glicêmica (menos carboidratos e menor índice glicêmico), menos carne processada e maior consumo de café, fibras e nozes podem ter benefícios no tratamento. É importante ressaltar que ainda são necessários mais estudos para confirmar as associações mencionadas entre a alimentação e os tratamentos dos cânceres de mama, próstata e colorretal e assim recomendar para todos os pacientes com esses cânceres. Apesar dos dados limitados, muitos grupos que estudam o câncer recomendam uma dieta saudável para o tratamento do câncer, além de um estilo de vida fisicamente ativo e manter um peso saudável. Atualmente, a recomendação é por uma alimentação saudável, com pelo menos cinco porções de frutas e vegetais por dia e ingestão limitada de alimentos processados, carnes vermelhas e bebidas alcóolicas (no máximo, 1 dose por dia para mulheres e 2 doses por dia para homens). Intervenções direcionadas a manutenção de um peso adequado, alimentação saudável e atividade física podem ainda melhorar a qualidade de vida e minimizar os sintomas do câncer e os efeitos colaterais de seu tratamento. Ainda são necessários mais estudos para confirmar a relação entre as mudanças de estilo de vida e a melhora do prognóstico dos pacientes e definir quais mudanças são mais importantes. Pacientes com câncer devem ser acompanhados por uma equipe médica, sendo extremamente importante que siga as orientações médicas em relação ao melhor tratamento disponível para o seu caso. Tratamentos dietéticos que visam substituir o tratamento convencional para o câncer ainda precisam de mais estudos para esclarecer sua utilidade. No momento, não há indicação de nenhuma dieta com o objetivo de curar o câncer. Ou seja, a alimentação saudável deve vir acompanhada de outras intervenções recomendadas pelo médico, podendo ser cirurgia, quimioterapia, entre muitas outras, dependendo do caso de cada paciente.

Referências: 
UpToDate. The roles of diet, physical activity, and body weight in cancer survivors. Informação atualizada em 5 de janeiro de 2022. Disponível em: www.uptodate.com. Acesso em: 6 jan. 2022.

UpToDate. Complementary and alternative therapies for cancer. Informação atualizada em 31 de agosto de 2017. Disponível em: www.uptodate.com. Acesso em: 6 jan. 2022.

Autor do resumo:
Aluno Gustavo José Miranda da Cunha
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.


Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.