quinta-feira, 28 de abril de 2022

Como cuidar do umbigo do recém-nascido?

Deve-se lavar as mãos ao manusear o umbigo do recém-nascido. Além disso, o umbigo deve estar sempre seco, por meio de contato com o ar ou por meio de tratamento com antisseptico, conforme orientação médica.
*** 
Ao nascimento, o cordão umbilical, que promove na gravidez a troca de sangue entre o feto e a placenta, é preso e cortado. Durante a primeira semana de vida, geralmente, o restante do cordão umbilical (coto umbilical) se separa do recém-nascido, criando o umbigo. Nessa fase da vida, infecções, hérnias, granulomas umbilicais e anomalias congênitas podem acontecer. Assim, alguns cuidados são importantes para prevenir ou tratar caso apareçam problemas. Logo ao nascimento, já se deve inspecionar a aparência geral do umbigo e coto, analisando eventuais diferenças como a presença de um cordão mais grosso ou única artéria umbilical. Essa inspeção, feita por profissionais da saúde, é importante para encontrar possíveis problemas que podem estar relacionados a doenças. Além disso, o coto umbilical deve ser tratado e cuidado para evitar infecções. Por exemplo, deve ser cortado com tesouras esterilizadas, utilizando materiais apropriados, para evitar infecção bacteriana, como onfalites. Ainda no hospital e nos primeiros dias de vida, é importante manter o coto umbilical seco, colocando-o para fora da fralda, expondo ao ar, sempre que possível. Toda vez que for tocar o umbigo e o recém-nascido como um todo é importante lavar bem as mãos e higienizá-las. Em países com maiores riscos de infecção, o médico pode recomendar o uso de antissépticos, como a clorexidina. Não se recomenda o uso de álcool no umbigo, já que pode matar bactérias que ajudam na secagem e separação do coto umbilical. Além disso, em situações de complicações ou doenças, tratamentos específicos, que devem ser passados pelo médico, podem ser necessários. Por exemplo, em casos de hérnias umbilicais, cirurgias podem ser recomendadas. Havendo granulomas umbilicais, o médico pode recomendar o uso de nitrato de prata. Em caso de dúvidas sobre os cuidados com o umbigo do bebê, é importante que os cuidadores consultem profissionais de saúde e evitem aconselhamentos de pessoas sem formação específica em saúde.

Referências: 
UpToDate. Care of the umbilicus and management of umbilical disorders. Informação atualizada em agosto de 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 22 abr. 2022.

UpToDate. Umbilical cord abnormalities: prenatal diagnosis and management. Informação atualizada em março de 2022. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 22 abr. 2022.

Autor do resumo:
Aluno Victor Villatoro Carrapato
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.