quarta-feira, 27 de abril de 2022

O que gera a compulsão por jogos em adultos?

A compulsão por jogos em adultos possivelmente envolve alterações nas regiões cerebrais responsáveis pelo prazer e nos hormônios envolvidos com este sentimento.
*** 
A compulsão por jogos é um quadro psiquiátrico em que a pessoa apresenta um comportamento de jogo problemático, persistente e recorrente, o qual leva a prejuízos em todas as áreas da vida, como por exemplo problemas no emprego, problemas nos relacionamentos, financeiros e até mesmo envolvimento com atividades criminais. Não são todas as pessoas que jogam que desenvolvem essa compulsão, segundo algumas pesquisas, 1 a cada 10 pessoas irão desenvolver o quadro. Uma possível explicação para este comportamento é que pessoas propensas a desenvolvê-lo apresentam alterações nas regiões cerebrais que são responsáveis pelo prazer, além de alterações nos hormônios envolvidos com este sentimento. Desta forma, quanto mais essas pessoas jogam, mais essas regiões são estimuladas, fazendo com que a pessoa repita o comportamento para sentir o mesmo prazer novamente. O diagnóstico de um paciente com alto risco para a compulsão por jogos, é feito caso ela apresente pelo menos 4 dos seguintes critérios: estar frequentemente preocupada com jogos de azar (um tipo de jogo em que são feitas apostas e o ganhador é escolhido de forma aleatória), ter a necessidade de jogar sempre apostando quantidades crescentes de dinheiro, acúmulo de tentativas mal sucedidas de reduzir ou parar de jogar, uso do jogo como tentativa de fuga da realidade ou dos problemas, depois de jogar e perder dinheiro joga no outro dia para se vingar, mente para familiares e para médicos a respeito dos jogos e tem a vida afetada pelo jogo. Caso uma pessoa tenha perdido altas quantias de dinheiro em um único dia ou no último ano ou tenha marcado mais de um critério desta lista, ela já está em risco para o desenvolvimento de compulsão por jogos. Caso haja uma suspeita do quadro, é necessário que se marque uma consulta com um psiquiatra, pois somente ele será capaz de diagnosticar e tratar o paciente da melhor forma possível.

Referências: 

UpToDate. Overview of gambling disorder. Informação atualizada em março de 2022. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 25 abr.  2022.

Raimo, Simona et al. The neural basis of gambling disorder: an activation likelihood estimation meta-analysis.  Neuroscience and Biobehavioral Reviews, v. jan., n. 120, p. 279-302, 2021.  doi:10.1016/j.neubiorev.2020.11.027

Autor do resumo:
Aluna Valeska Lourenço Bergamin
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.


Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.