domingo, 9 de julho de 2023

Como parar de tomar medicamentos psiquiátricos?

Para evitar sintomas como tontura, cansaço, náusea, dor de cabeça, alguns remédios psiquiátricos, como antidepressivos, devem ser deixados de usar de forma gradual, sem que seu desuso seja feito muito rapidamente.
*** 
Alguns medicamentos psiquiátricos, como antidepressivos, se forem deixados de usar de forma repentina, ou seja, se a dose usada for diminuída muito rapidamente, o medicamento for trocado por outro ou se a pessoa esquecer de tomá-los por mais de 3 dias, podem causar sintomas como tontura, cansaço, dor de cabeça, náusea, agitação, ansiedade, calafrios, insônia, irritabilidade, dor muscular e tremores. Na maioria dos casos, os sintomas são leves e passam depois de algumas semanas. No entanto, em alguns casos, podem persistir por meses ou anos e serem mais graves. É importante dizer que os medicamentos psiquiátricos, na maioria dos casos, não são viciantes já que: não causam efeitos eufóricos; os pacientes que fazem o uso não perdem a funcionalidade do dia a dia; as pessoas não sentem necessidade e desejo no uso. Ao contrário, a resposta da parada do uso de alguns medicamentos psiquiátricos, principalmente os antidepressivos, é uma resposta normal do corpo humano. Para prevenir o acontecimento dos sintomas, é importante que a dosagem e o uso do medicamento sejam diminuídos aos poucos, geralmente, durante algumas semanas. Quando o remédio psiquiátrico é parado de ser usado, é importante continuar acompanhando com um médico psiquiátrico pois existe a possibilidade de retorno da condição prévia. Para solucionar dúvidas sobre esses medicamentos, é importante conversar com o seu médico.

Referências: 
UpToDate. Discontinuing antidepressant medications in adults. Informação atualizada em outubro de 2022. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 26 abr. 2023.

UpToDate. Bipolar disorder in adults: choosing maintenance treatment. Informação atualizada em abril de 2023. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 26 abr. 2023.

UpToDate. Pediatric bipolar disorder: overview of choosing treatment. Informação atualizada em abril de 2023. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 26 abr. 2023.

UpToDate. Switching antidepressant medications in adults. Informação atualizada em abril de 2023. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 26 abr. 2023.

Autor do resumo:
Aluno Victor Villatoro Carrapato 
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.



Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.