
A incongruência de gênero ocorre quando a identidade de gênero de uma pessoa não está alinhada com o sexo biológico que lhe foi designado ao nascer.
***
A incongruência de gênero ocorre quando a identidade de gênero de uma pessoa não está alinhada com o sexo biológico que lhe foi designado ao nascer. Este também é termo amplo utilizado para se referir a pessoas transgênero e pessoas de gênero diverso. As pessoas transgênero são aquelas que se identificam com o gênero oposto ao sexo biológico que lhes foi atribuído ao nascer, enquanto pessoas de gênero diverso podem variar dentro de diferentes espectros de feminilidade e masculinidade, a depender do indivíduo. É importante ressaltar que alguns fatores sociais podem influenciar a percepção da incongruência de gênero. Por exemplo, muitas culturas ocidentais percebem o gênero como sendo exclusivamente binário, isto é, restrito à noção de masculino e feminino. Além disso, muitas famílias afastam ou estigmatizam parentes que não se adequam às noções de gênero esperadas. Entretanto, também é importante ressaltar que famílias que acolhem parentes transgênero ou de gênero diverso podem exercer um impacto positivo significativo na vida do indivíduo. Estudos indicam que a aceitação familiar está associada a menor ocorrência de depressão, ansiedade, automutilação e suicídio entre pessoas transgênero. Ademais, a criação de redes de apoio no ambiente escolar, como suporte de amigos e da equipe pedagógica, igualmente figura como fator de proteção à saúde mental de pessoas transgênero.
Referências:
UptoDate. Gender development and clinical presentation of gender diversity in children and adolescents. Informação atualizada em junho de 2025. Disponível em: https://www.uptodate.com. Acesso em: 26 setembro 2025. UptoDate.Transgender women: Evaluation and management. Informação atualizada em outubro de 2023. Disponível em: https://www.uptodate.com. Acesso em: 26 setembro 2025.
UptoDate. Lesbian, gay, bisexual, and other sexual minoritized youth: Epidemiology and health concerns. Informação atualizada em abril de 2024. Disponível em: https://www.uptodate.com. Acesso em: 26 setembro 2025.
Autor do resumo:
Aluno e bolsista PUB Luís Eduardo Mesquita Arara
Curso de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
Revisor do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.