A Classificação Internacional de Doenças (CID-11) não traz menção às mulheres negras.
***
A Classificação Internacional de Doenças além de ser usada para realizar registros que podem ser entendidos em qualquer lugar do mundo, também gera dados para a criação de informações estatísticas. Na medicina, há um papel para a raça, isso por que estamos em uma sociedade com estruturas e sistemas em que a etnia é levada em consideração, além disso a raça de uma pessoa faz com que ela seja tratada de uma maneira diferente, experimente a vida de maneira diferente e tenha diferentes níveis de acesso a recursos e oportunidades de vida e da saúde, o que leva as mulheres de todas as etnias a terem diferenças no acesso a consultas em saúde, em causas de morte e condições de saúde no Brasil. Contudo, mesmo sendo importante na atenção à saúde, etnias não são mencionadas na CID-11.
Referências:
BRASIL. Secretaria da Saúde do Paraná. Sesa destaca importância da autodeclaração do quesito raça/cor nos sistemas de informação do SUS. Disponível em: https://www.saude.pr.gov.br/Noticia/Sesa-destaca-importancia-da-autodeclaracao-do-quesito-racacor-nos-sistemas-de-informacao-do. Acesso em: 06 set. 2025.BRASIL. Ministério da Saúde. Boletim epidemiológico Saúde da população negra. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/epidemiologicos/especiais/2023/boletim-epidemiologico-saude-da-populacao-negra-numero-especial-vol-1-out.2023. Acesso em: 29 set. 2025.
BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde sem Racismo. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-sem-racismo. Acesso em: 06 set. 2025.
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (Brasil). O que dizem os dados sobre mulheres negras no Brasil. Rio de Janeiro: 2024. Disponível em: https://fiocruz.br/documento/2024/07/o-que-dizem-os-dados-sobre-mulheres-negras-no-brasil. Acesso em: 06 set. 2025.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS). Ficha informativa da CID-11. Disponível em: icd11factsheet_en.pdf. Acesso em: 22 set. 2025
UPTODATE. Use of race and ethnicity in medicine. Informação atualizada em Agosto de 2024. Disponível em: https://www.uptodate.com. Acesso em: 29 set. 2025.
Autor do resumo:
Aluno e Bolsista PUB Isaque Fontellas Laurito
Curso de Biblioteconomia e Ciência da informação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Revisor do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.