domingo, 12 de fevereiro de 2023

Devemos nos vacinar contra a varíola dos macacos?

A imunização contra a varíola é reconhecida por ser eficaz e amplamente utilizada para a varíola antiga, para a varíola dos macacos e também para outras doenças transmitidas pela família Orthopoxvirus.
*** 
A varíola dos macacos é uma doença transmitida pelo vírus membro da família Orthopoxvirus genus. O principal sintoma da nova varíola é a urticária, similar a espinhas, causando coceira e dor no local. Pode ocorrer febre, calafrios, linfonodos aumentados, cansaço, dores musculares, dor de cabeça e sintomas respiratórios, como garganta inflamada, congestão nasal ou tosse. Por ser uma doença com vírus similar a da varíola antiga, os remédios, como antivirais e vacinas conhecidas podem ser eficazes no tratamento da varíola dos macacos. Nos Estados Unidas, as vacinas existentes para a nova varíola, ACAM2000 (Imvamune) ou JYNNEOS (MVA), são recomendadas apenas para pessoas que foram expostas a doença ou que são mais expostas, como trabalhadores de laboratório atuando com o vírus da varíola. Caso você tenha contato com alguém que contraiu recentemente a doença, ou manifeste os sintomas descritos, é importante a procura de um médico para maiores informações.

Referências: 
UptoDate. Monkeypox. Informação atualizada em julho de 2022. Disponível em: https://www.uptodate.com. Acesso em: 1 ago. 2022.

UptoDate. Vaccines to prevent smallpox, monkeypox, and other orthopoxviruses. Informação atualizada em agosto de 2022. Disponível em: https://www.uptodate.com. Acesso em: 19 ago. 2022.

CDC. Infection prevention and control of monkeypox in healthcare settings. Informação atualizada em julho de 2022. Disponível em: https://www.cdc.gov/poxvirus/monkeypox/. Acesso em: 01 de agol. 2022.

CDC. Considerations for monkeypox vaccination. Informação atualizada em julho de 2022. Disponível em: https://www.cdc.gov/poxvirus/monkeypox/. Acesso em: 01 de agol. 2022.

Brasil. Ministério da Saúde. Ministério da Saúde anuncia criação de COE para vacinação contra a varíola dos macacos no Brasil. Informação atualizada em 5 de agosto de 2022. Disponível em https://www.gov.br/. Acesso em: 17 de ago 2022.

Autor do resumo:
Aluna Olga Carvalho Gomes da Costa
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Observação:
Informações não substituem consultas e exames realizados por profissionais da saúde. Antes de usar esta informação, converse com o profissional que lhe assiste.


Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.