O paciente com anorexia nervosa deve se alimentar para recuperar o peso, necessitando do acompanhamento da família, de um nutricionista e/ou nutrólogo, bem como de um psicólogo e/ou psiquiatra.
***
O tratamento da anorexia nervosa demanda o acompanhamento com nutricionistas e/ou médicos nutrólogos que vão ajudar o paciente a se recuperar do baixo peso e da desnutrição. Um paciente com anorexia nervosa para sair da subnutrição, precisa se alimentar e isso pode ser feito via oral (pela boca, que é o ideal), por sonda nasoentérica (vai do nariz até o intestino) ou por via parenteral que é a alimentação via sangue do paciente. O tratamento de pacientes anoréxicos subnutridos demanda cuidado especializado, pois pode haver a síndrome de realimentação. A síndrome de realimentação pode ocorrer quando pacientes com desnutrição prolongada são realimentados de maneira intensa. Essa síndrome não é muito comum, mas é séria e pode ser fatal. Para evitar a síndrome de realimentação no tratamento de pacientes anoréxicos, aconselha-se que a ingestão de alimentos comece pequena e aumente gradualmente. No tratamento para a anorexia nervosa, além de ganhar peso, que ajuda o corpo a se restabelecer, a saúde psicológica dos pacientes também precisa ser acompanhada. Os pacientes devem receber aconselhamento por profissionais, como por exemplo fazer psicoterapia com psicólogos ou médicos psiquiatras. No tratamento da anorexia nervosa em crianças e adolescentes, a família também deve participar da terapia. Embora não existam evidências científicas suficientes, deve-se considerar a continuidade da psicoterapia mesmo depois do quadro de anorexia nervosa, para evitar que esse transtorno alimentar aconteça novamente, o que é comum. No tratamento da anorexia nervosa em crianças e adolescentes, deve-se ter atenção para comportamentos que possam indicar tentativa de perder mais peso, o que vai interferir no tratamento como a prática de exercícios físicos de forma compulsiva e até mesmo às escondidas, falsear medidas de peso e não cumprir com as necessidades de se alimentar. O ideal para o tratamento da anorexia nervosa é que ele seja por meio de consultas ambulatoriais. Isto pode ser feito quando o paciente estiver estável, se houver indicações de que ele consegue se alimentar fora do ambiente hospitalar e se o paciente não tem déficits cognitivos (problemas na memória, raciocínio etc.). No entanto, se no tratamento da anorexia nervosa, o paciente estiver com peso muito baixo ou se tiver com alto risco de complicações ou risco de vida, ele deve ser internado e de preferência estar sob os cuidados de um especialista em transtornos alimentares.
Referências:
Dynamed. Anorexia nervosa. Informação atualizada em abril de 2019. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 2 jun. 2019.Autor do resumo:
Jéssica Nara Targino Cavalcante
Revisor do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão