A anorexia nervosa é um transtorno alimentar em que a pessoa é muito magra, mas se vê acima do peso e busca emagrecer, deixando de se alimentar.
***
A anorexia é um transtorno alimentar no qual a pessoa tem um medo muito grande de ganhar peso, tem culpa ao comer e tem distorção da imagem corporal, ou seja, mesmo sendo magra, a pessoa se enxerga gorda. Assim, uma pessoa com anorexia nervosa toma medidas para ficar ainda mais magra. Outros sintomas de alguém com anorexia nervosa são a constipação e a saciedade precoce que é quando a pessoa fica satisfeita, mesmo comendo pouco. Comportamentos ritualísticos de comer sozinho, demorar muito para comer ou cortar a comida em pedaços muito pequenos também podem ser relacionados a anorexia nervosa. Em crianças, a anorexia nervosa também pode causar atraso no crescimento e na puberdade, além de cansaço, fraqueza, diminuição da pressão arterial, menos batimentos no coração e os chamados déficits cognitivos, em que a pessoa tem por exemplo, diminuição da atenção. Em mulheres, a anorexia nervosa causa ciclos menstruais irregulares ou falta de menstruação. Não se conhece a causa da anorexia nervosa, mas acredita-se que ocorre pela combinação da herança genética, o ambiente em que se vive e fatores do desenvolvimento de uma pessoa. Quase todos os casos de anorexia nervosa acontecem entre 10 e 29 anos e o maior número de casos ocorre em adolescentes entre 15 e 19 anos. As mulheres têm 2 vezes mais chance do que os homens de terem essa doença. Alguns fatores de risco para anorexia são ser mulher, ter atividades ou empregos em que a imagem corporal é muito importante (como modelos e ginastas), morar em lugares urbanizados e fazer muitos exercícios físicos e dietas rigorosas. A prematuridade, o abuso emocional e sexual na infância, ou ter alguém na família que já teve anorexia nervosa são outros fatores de risco para essa doença. A anorexia nervosa é um transtorno mental e ter outro transtorno mental, como a ansiedade generalizada ou a depressão, também aumenta o risco de ter anorexia nervosa. Existem dois tipos de anorexia nervosa, o tipo restritivo e o tipo de compulsão alimentar/purgativo. No tipo restritivo da anorexia nervosa, a perda de peso da pessoa ocorre, principalmente, por meio de uma dieta restritiva, ou seja, a pessoa come muito pouco, faz jejum e realiza exercícios físicos intensos. Já no tipo de compulsão alimentar ou purgativo da anorexia nervosa, a pessoa tem vários episódios de compulsão alimentar, comendo muito, e/ou causa vômitos, usa laxantes, diuréticos ou faz lavagens intestinais.
Referências:
Dynamed. Anorexia nervosa. Informação atualizada em abril de 2019. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 2 jun. 2019.Autor do resumo:
Jéssica Nara Targino Cavalcante
Revisor do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão