segunda-feira, 15 de março de 2021

Quem já teve COVID-19 deve se vacinar?


Sim, recomenda-se a vacinação mesmo em quem já teve COVID-19. O objetivo é proteger a pessoa de adoecer novamente pela COVID-19 em decorrência de possível reinfecção.

*** 
Pessoas que já tiveram COVID-19 também devem ser vacinadas quando chegar sua vez de receber a vacina. A vacinação dessas pessoas é indicada devido a possibilidade de reinfecção pelo SARS-CoV-2 (coronavírus causador da COVID-19). O risco de reinfecção (pegar novamente COVID-19) parece ser muito baixo nos primeiros meses após a pessoa se recuperar da primeira infecção pelo SARS-CoV-2, porém, não sabemos quanto tempo dura essa imunidade. Alguns países adiaram por alguns meses a vacinação das pessoas que já tiveram COVID-19. O objetivo do adiamento é permitir que as pessoas que ainda não tiveram COVID-19 sejam vacinadas mais cedo, já que é mais provável que essas pessoas apresentem complicações pela COVID-19 do que os indivíduos que já tiveram a doença antes. Porém, devemos reforçar que apesar da possibilidade de adiar a vacinação das pessoas que já tiveram COVID-19, elas ainda devem ser vacinadas. No momento, a estratégia de adiamento da vacinação ainda não está sendo utilizada oficialmente no Brasil, ou seja, as pessoas devem se vacinar quando chegar sua vez, independentemente se já teve ou não COVID-19. Pessoas que pegaram COVID-19 após receber a primeira dose da vacina da COVID-19, devem receber também ter acesso a segunda dose da vacina. É importante dizer que o indivíduo deve ter se recuperado da infecção aguda e ter terminado o seu período de isolamento antes de receber a vacina (tanto a primeira quanto a segunda dose). No Brasil, espera-se 4 semanas desde o início dos sintomas de COVID-19 até o momento em que a pessoa receberá a dose da vacina. No caso de pessoa assintomática com exame de RT-PCR positivo para COVID-19, o intervalo sugerido é de pelo menos uma semana. Atualmente, não se recomenda a triagem sorológica (teste para verificar se a pessoa já teve COVID-19 em algum momento, mesmo se foi assintomática) antes da vacinação.
Referências: 
UpToDate. Edwards, Kathryn M; Orenstein, Walter A. Coronavirus disease 2019: vaccines to prevent SARS-CoV-2 infection. Informação atualizada em: 09 mar. 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com/contents/coronavirus-disease-2019-covid-19-vaccines-to-prevent-sars-cov-2-infection. Acesso em: 13 mar. 2021.

Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento Científico de Imunizações. Dúvidas sobre vacinas COVID-19: perguntas e respostas. Guia Prático de Atualização, 27 jan. 2021., p. 1-13. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/22908f-GPA-Vacinas_COVID19_-_Atualizacao.pdf/. Acesso em: 12 mar. 2021.

CUETO, José Carlos. Coronavírus: é preciso se vacinar se você já teve covid-19?. BBC News Mundo, 8 mar. 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-56315806. Acesso em: 14 mar. 2021.

Autor do resumo:
Gustavo José Miranda da Cunha

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Observação:
Geralmente, o Projeto Fale com o Dr. Risadinha busca informações com alto nível de evidência científica para fornecer respostas seguras e confiáveis ao seu público. Mas por se tratar de assunto novo, muitas informações sobre coronavírus e COVID-19 são opiniões de especialistas, carecendo de mais estudos científicos que as comprovem.


Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.