domingo, 11 de abril de 2021

O que é o RT-PCR para coronavírus?

O RT-PCR para SARS-CoV-2 é um teste em que se busca o material genético do coronavírus em amostras respiratórias. Se positivo, geralmente indica COVID-19 ativa.

*** 
Existem dois tipos principais de exames para saber se uma pessoa foi infectada pelo coronavírus: os testes de amplificação do ácido nucleico e os testes sorológicos. Os testes de amplificação do ácido nucleico, são exames em que se busca o material genético do coronavírus no corpo da pessoa que pode estar infectada. Um exemplo de teste de amplificação do ácido nucleico é o RT-PCR, que significa transcrição reversa e reação em cadeia da polimerase. O RT-PCR para SARS-CoV-2 é o principal teste que se usa para saber se uma pessoa está com COVID-19 ativa, a doença causada pelo novo coronavírus. Para fazer o RT-PCR para SARS-CoV-2 são usadas amostras respiratórias da pessoa, que são coletadas usando um tipo de cotonete. As amostras respiratórias podem ser da nasofaringe (uma região mais alta da garganta que fica atrás do nariz), mas outras amostras respiratórias também podem ser usadas, como da orofaringe (a parte da garganta que fica no nível da boca). Se uma pessoa está com a COVID-19, geralmente o teste de RT-PCR para SARS-CoV-2 virá positivo. Há casos relatados de pessoas infectadas pelo coronavírus, mas que tiveram resultados negativos no teste RT-PCR para SARS-CoV-2, e raros casos de resultados positivos em pessoas que não tinham a infecção pelo coronavírus, o que significa que os testes não são perfeitos. Os resultados dos testes RT-PCR para SARS-CoV-2 podem ser influenciados pela maneira como o teste foi feito, pela qualidade da amostra respiratória que foi coletada e por quanto tempo a pessoa está com a COVID-19. Para algumas pessoas, um único resultado negativo de RT-PCR para SARS-CoV-2 é suficiente para excluir o diagnóstico de COVID-19. Em pessoas cujo resultado RT-PCR para SARS-CoV-2 veio negativo, mas a suspeita de infecção pelo coronavírus se mantém, por exemplo, por apresentar sinais e sintomas sugestivos de COVID-19, sem que haja outra causa provável, e caso o resultado do exame seja necessário para o tratamento ou controle da infecção, recomenda-se que o teste RT-PCR para SARS-CoV-2 seja repetido. Para pacientes que estão internados em hospitais e que podem ter o trato respiratório inferior (brônquios e pulmões) afetado pelo coronavírus, o RT-PCR para SARS-CoV-2 pode ser repetido usando como amostras respiratórias o escarro expectorado, se a pessoa tem tosse produtiva (com catarro) ou aspirados traqueais ou lavagem broncoalveolar para o caso de pacientes intubados. O intervalo de tempo recomendado para repetir o RT-PCR para SARS-CoV-2 é de 24 a 48 horas após o primeiro teste. Não se recomenda repetir um RT-PCR para SARS-CoV-2 em menos de 24 horas do último exame.

Referências: 
UpToDate. Coronavirus disease 2019: diagnosis. Informação atualizada em: 10 jul. 2020. Disponível em: https://www.uptodate.com/contents/coronavirus-disease-2019-covid-19-diagnosis?sectionName=DIAGNOSTIC%20APPROACH&topicRef=127454&anchor=H1282456413&source=see_link#H1282456413. Acesso em: 19 jul. 2020.

Autor do resumo:
Jéssica Nara Targino Cavalcante

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Observação:
Geralmente, o Projeto Fale com o Dr. Risadinha busca informações com alto nível de evidência científica para fornecer respostas seguras e confiáveis ao seu público. Mas por se tratar de assunto novo, muitas informações sobre coronavírus e COVID-19 são opiniões de especialistas, carecendo de mais estudos científicos que as comprovem.


Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.