terça-feira, 6 de abril de 2021

O que é a paralisia infantil?

Paralisia infantil, também chamada de poliomielite, é uma doença viral que pode atingir o sistema nervoso do paciente e causar paralisia.

*** 
Resposta longa 
A paralisia infantil, também chamada de poliomielite, é uma doença contagiosa causada por um vírus chamado poliovírus. A poliomielite é uma doença historicamente devastadora que, embora tenha existido desde a antiguidade, teve seu surto mais extenso na primeira metade dos anos 1900, até que a vacina contra o poliovírus foi introduzida em 1955. Atualmente, a poliomielite foi praticamente eliminada do hemisfério ocidental. No Brasil, o último caso de poliomielite aconteceu em 1989. Porém, recentemente foi relatado um novo caso de poliomielite na Venezuela, alertando sobre a importância de continuar vacinando as crianças contra a poliomielite. A maioria das pessoas infectadas com o poliovírus (19 a cada 20 pacientes) não apresentam nenhum sintoma ou apresentam sintomas inespecíficos, semelhante à gripe (dor de cabeça, febre, dor de garganta, náusea, dor muscular e mal-estar), e podem nem ao menos saberem que foram infectadas. Em outros casos, a poliomielite pode se manifestar como uma meningite asséptica (infecção das membranas que revestem o sistema nervoso do paciente). Porém, em 1 a cada 200 pessoas infectadas com o poliovírus, a poliomielite evolui para a sua forma mais grave, onde o poliovírus ataca o sistema nervoso do paciente, o que pode resultar na paralisia. A paralisia infantil pode se manifestar com paralisia dos membros superiores e inferiores e dificuldade respiratória, podendo evoluir para a morte do paciente em casos graves. O poliovírus pode ser transmitido por meio do contato direto com alguém infectado pelo vírus ou por meio de alimentos e água contaminados. As pessoas que têm o vírus, mas não apresentam sintomas, também podem transmitir o poliovírus para outras pessoas.

Referências: 
DynaMed [Internet]. Poliomyelitis. Informação atualizada em: 13 de setembro de 2018. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 20 jun. 2019.

OLIVEIRA, Monique. Brasil teve 26 mil casos de pólio de 68 a 89, e não registra casos há 30 anos; entenda. [S. l.], 5 jul. 2018. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/noticia/brasil-teve-26-mil-casos-de-polio-de-68-a-89-e-nao-registra-casos-ha-30-anos-entenda.ghtml. Acesso em: 21 jun. 2019.

LISBÔA, Gabriela. Brasil emite alerta contra pólio após caso confirmado na Venezuela. [S. l.], 13 jun. 2018. Disponível em: https://noticias.r7.com/saude/brasil-emite-alerta-contra-polio-apos-caso-confirmado-na-venezuela-13062018. Acesso em: 22 jun. 2019.

Autor do resumo:
Gustavo José Miranda da Cunha

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão



Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.