domingo, 11 de abril de 2021

O que fazer em casos de envenenamento por medicamentos ou overdose de drogas?

Em casos de envenenamento por medicamentos ou overdose, chame a emergência, ligando para o número 192 e siga as orientações passadas pela equipe de saúde.
*** 
Em casos de envenenamentos (intoxicação por substâncias químicas), deve-se ligar imediatamente para a emergência, ou seja, para o número 192. A prioridade do tratamento para envenenamentos é manter as funções vitais (como batimentos cardíacos e respiração) do paciente até que o remédio (ou outra substância química) seja eliminado do organismo. Para isso, deve-se garantir que as vias aéreas estejam abertas (não haja nada obstruindo o fluxo de ar através da boca e nariz do indivíduo), que o paciente esteja respirando adequadamente e que o sangue esteja atingindo corretamente todo o corpo do paciente. No ambiente pré-hospitalar (ou seja, enquanto aguarda a chegada da emergência), a realização dos primeiros socorros pode ser realizada por pessoas treinadas através da respiração boca-a-boca, massagem cardíaca e uso do desfibrilador externo automático, caso seja necessário. No ambiente hospitalar, em casos graves, pode ser necessária a intubação endotraqueal, assistência ventilatória, administração de medicamentos e circulação extracorpórea. Um segundo objetivo é diminuir ao máximo a concentração da substância no organismo, por meio de uma diminuição da absorção ou aumento da eliminação. Para tanto, é importante descobrir qual foi a substância ingerida, o meio de administração (inalação, absorção cutânea ou pelas mucosas, por ingestão ou injeção) e a dose (quantidade) que o paciente administrou, por meio de perguntas aos acompanhantes e ao paciente e dos sinais observados no exame físico. Testes laboratoriais, como teste de urina e de sangue, podem auxiliar na descoberta do agente causador da intoxicação, porém, normalmente seus resultados demoram para sair, dificultando a sua utilização para estabilização do paciente. Se a substância tóxica ainda estiver sendo absorvida pelo paciente, deve-se tentar interromper a absorção. Substâncias tóxicas que estão sendo absorvidas pela pele ou pelos olhos, devem ser lavadas abundantemente. Quando a via de administração for oral (ingestão de medicamento), profissionais de saúde podem recorrer a procedimentos especializados para diminuir a absorção do medicamento.

Referências: 
Osterhoudt, K.C.; Penning, Trevor M. Toxicidade por fármacos e envenenamento. In: Brunton, Laurence L.et al. As bases farmacológicas da terapêutica de Goodman & Gilman. 12. ed. Porto Alegre: AMGH , 2012. cap. 4, p. 73-87.

Uptodate. Rhyee, Sean H. General approach to drug poisoning in adults. Informação atualizada em: 12 mar. 2018. Disponível em: http://www.sibi.usp.br/. Acesso em: 7 fev. 2020.

DynaMed. Alcohol intoxication. Informação atualizada em: 30 nov. 2018. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 0 fev. 2020.

Autor do resumo:
Gustavo José Miranda da Cunha

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão


Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.