sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Como tratar o terror noturno?

O terror noturno pode ser tratado com medidas para a melhoria da qualidade do sono, por meio de alguns remédios ou terapia.
*** 
Em crianças, quando o terror noturno acontece de uma a duas vezes por mês, não precisa ser tratado, pois deve desaparecer sozinho ao longo do tempo. No entanto, se houver aumento na quantidade de episódios, ou até mesmo na severidade desses (durando mais tempo, por exemplo), uma avaliação médica é necessária. No caso de episódios de terror noturno nos quais a criança levanta da cama, deve-se garantir um ambiente seguro durante o sono, para que ela não se machuque. Assim, é importante deixar o quarto sem objetos no chão, deixar portas e janelas trancadas, colocar o colchão e o travesseiro no chão, colocar cortinas que bloqueiam a luz nas janelas para não deixar a luz entrar, evitando assim que a criança acorde mais vezes. Como a falta de sono pode ser um dos causadores do terror noturno, é importante assegurar que a criança esteja dormindo a quantidade de tempo necessária para a idade. Crianças de 3 a 5 anos devem dormir de 10 a 13 horas (incluindo os cochilos durante o dia), os mais velhos devem ter 9 a 10 horas de sono por noite e os adolescentes de 8 a 9 horas. Além disso, é importante estimular uma boa higiene do sono diariamente. Algumas dicas são: manter uma rotina, como ir dormir e acordar todos os dias no mesmo horário; manter o local de sono quieto antes de dormir, evitando tvs ligadas ou outros aparelhos, como celulares e computadores; deixar as luzes apagadas na hora de dormir. Para as pessoas com muitos pesadelos, a terapia com psicólogos pode ajudar. Muitas vezes, o terror noturno pode estar relacionado a outras doenças. No entanto, se nenhuma outra doença for encontrada como causadora do terror noturno e as mudanças realizadas no ambiente não ajudarem, medicamentos chamados de benzodiazepínicos, como clonazepam, antidepressivos e melatonina podem ser usados, quando indicados por um médico.

Referências: 
UpToDate. COVID-19: Parasomnias of childhood, including sleepwalking. Informação atualizada em Outubro de 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com. Acesso em: 01 nov. 2021.

UpToDate. COVID-19: Patient education: Night terrors, confusional arousals, and nightmares in children (The Basics). Informação atualizada em Outubro de 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com. Acesso em: 01 nov. 2021.

Autor do resumo:
Aluno Victor Villatoro Carrapato
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo



Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.