quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

O que é Parkinson início de precoce?

O Parkinson de início precoce é caracterizado pela lentificação dos movimentos associada a tremores de repouso e/ou rigidez que surge antes dos 40 anos de idade.
*** 
O parkinsonismo é caracterizado pela lentificação dos movimentos, associada a tremor de repouso e/ou rigidez, alterações ao andar, instabilidade postural, desequilíbrio, diminuição da expressão facial e uma tendência em se babar. A doença de Parkinson é a causa mais comum de parkinsonismo. Na doença de Parkinson há a morte de neurônios da substância negra (região do sistema nervoso central) e consequente redução do envio de dopamina (neurotransmissor utilizado na transmissão de informações e comandos, como no controle dos movimentos) para o cérebro, gerando os sintomas de parkinsonismo. Cerca de 2 a cada 1.000 pessoas possuem a doença de Parkinson. Quanto mais velho o indivíduo, maior a chance de possuir doença de Parkinson. Menos de 1 a cada 20 pacientes com doença de Parkinson iniciaram os sintomas antes dos 50 anos de idade. Quando os sintomas surgem antes dos 40 anos (ou antes dos 50 ou 55 anos, dependendo da referência) recebe o nome de Parkinson juvenil ou precoce. Quando os sintomas surgem antes dos 21 anos, pode-se chamar de parkinsonismo juvenil. O parkinsonismo juvenil é uma síndrome rara, que se apresenta de muitas formas e, muitas vezes, está relacionada à genética da família. Muitas vezes, o Parkinson de início precoce apresenta-se de modo diferente da doença de Parkinson de início tardio (como após os 60 anos), podendo apresentar sintomas atípicos com uma gravidade importante. Dentre os sintomas atípicos do Parkinson de início precoce há contrações involuntárias dos músculos, descoordenação dos movimentos, declínio cognitivo precoce, como dificuldade de memória e lentificação do pensamento, e distúrbio comportamental grave. O Parkinson de início precoce, por afetar pacientes no início de suas vidas, pode ter um impacto importante na vida familiar, social e profissional do paciente. O Parkinson de início precoce pode associar-se a transtornos psiquiátricos, como depressão e ansiedade, e distúrbios de sono, como insônia. O Parkinson de início precoce normalmente evolui mais lentamente do que o Parkinson de início tardio. Todo paciente com suspeita de Parkinson de início precoce deve ser avaliado para a exclusão de causas tratáveis dos sintomas de parkinsonismo, como o uso de certas medicações e a presença de infecções. Alterações em diversos genes já foram associadas ao Parkinson de início precoce. Atualmente, há testes genéticos para a busca da causa do Parkinson de início precoce, porém, ainda são pouco acessíveis devido ao custo elevado. Dependendo da mutação genética, o paciente pode apresentar certos sintomas com maior ou menor frequência.

Referências: 
UpToDate. Bradykinetic movement disorders in children. Informação atualizada em 19 de agosto de 2021. Disponível em: www.uptodate.com. Acesso em: 15 dez. 2021.

Niemann, Nicki; Jankovic, Joseph. Juvenile parkinsonism: differential diagnosis, genetics, and treatment. Parkinsonism & Related Disorders, v. 67, p. 74-89, outubro de 2019. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1353802019302883. Acesso em: 15 dez. 2021.

Mehanna, Raja; Jankovic, Joseph. Young-onset Parkinson‘s disease: its unique features and their impact on quality of life. Parkinsonism & Related Disorders, v. 65, p. 39-48, agosto de 2019. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1353802019302627. Acesso em: 15 dez. 2021.

UpToDate. Etiology and pathogenesis of Parkinson disease. Informação atualizada em 07 de dezembro de 2021. Disponível em: www.uptodate.com. Acesso em: 20 dez. 2021.

UpToDate. Management of nonmotor symptoms in Parkinson disease. Informação atualizada em 14 de setembro de 2021. Disponível em: www.uptodate.com. Acesso em: 20 dez. 2021.

UpToDate. Clinical manifestations of Parkinson disease. Informação atualizada em 27 de setembro de 2021. Disponível em: www.uptodate.com. Acesso em: 20 dez. 2021.

Autor do resumo:
Aluno Gustavo José Miranda da Cunha
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.


Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.