terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Quais sinais e sintomas podem indicar um início de aborto?

Sangramento, cólicas, febre alta e eliminação de partículas sólidas ou de fluidos espessos pela vagina podem estar relacionados a um início de aborto.

*** 
O aborto espontâneo ocorre quando a gravidez é interrompida antes de se completar 20 semanas. A perda da gravidez ocorre geralmente por dois principais motivos: 1) o feto dentro do útero da mãe apresenta problemas de desenvolvimento, os quais não são compatíveis com a vida; 2) a mãe apresenta problemas de saúde que acabam comprometendo a gravidez. Alguns sinais e sintomas são muito frequentemente relacionados com o aborto e acabam se tornando um sinal de alerta na gravidez, são eles: sangramento, dor na barriga, cólicas, febre de mais de 37,8 graus Celsius e eliminação de partículas sólidas ou de fluidos espessos pela vagina. Entretanto, nem sempre esses sinais representam um aborto espontâneo. Por exemplo, cerca de 3 a cada 10 mulheres gestantes apresentam sangramento nos três primeiros meses de gravidez, mas dessas 3 mulheres com sangramento, apenas 1 a cada 10 terão de fato um aborto espontâneo. A febre também pode ou não indicar o início de um aborto, ela representa geralmente uma infecção, a qual deve ser investigada, variando muito a gravidade de acordo com o agente causador da infecção e em qual trimestre de gravidez a gestante está. Ou seja, mesmo que esses sinais e sintomas estejam relacionados com o aborto espontâneo, somente o médico e uma equipe de saúde podem afirmar se a gestante está mesmo perdendo a gravidez. Sempre que algum dos sintomas citados for identificado em alguma gestante, esta deve procurar por assistência médica para que a situação seja melhor avaliada. Para diminuir as chances de se ter um aborto ou parto prematuro, algumas medidas podem ser adotadas, como: evitar o uso de cigarros, álcool, drogas e ferimentos na barriga. A gestante deve buscar ter uma dieta saudável e estar sempre sendo acompanhada por profissionais de saúde, fazendo um pré-natal, que é direito de toda gestante.

Referências: 
UpToDate. Pregnancy loss: miscarriage; clinical presentations, diagnosis, and initial evaluation. Informação atualizada em outubro de 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 27 nov. 2021.

UpToDate. Patient education: miscarriage. Informação atualizada em outubro de 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 27 nov. 2021.

UpToDate. Patient education: bleeding in early pregnancy. Informação atualizada em outubro de 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 27 nov. 2021.

UpToDate. Patient education: miscarriage. Informação atualizada em outubro de 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 27 nov. 2021.

Autor do resumo:
Aluna Valeska Lourenço Bergamin
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.



Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.