quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Toda pessoa com transtorno do espectro autista precisa de medicação?

O tratamento do transtorno do espectro autista, geralmente, se baseia em intervenções comportamentais e educacionais, que podem ser associadas ou não ao uso de medicamentos.

*** 
O transtorno do espectro autista afeta a forma como a pessoa interage com o mundo. O tratamento para esse transtorno é focado nos sintomas e não na cura, sendo feito um plano terapêutico individualizado para cada paciente, já que por se tratar de um “espectro”, a pessoa pode apresentar uma ampla gama de sintomas e comportamentos distintos. Além disso, diversos fatores podem alterar os planos de tratamento, como: idade do paciente, diagnóstico, problemas médicos subjacentes, etc. Normalmente, o tratamento do autismo se concentra em intervenções comportamentais e educacionais, visando os principais sintomas do transtorno, como as dificuldades na comunicação, na interação social e o acúmulo de padrões repetitivos e restritos de comportamento. Esse tipo de intervenção é feita por meio de profissionais da educação ou terapeutas treinados e tem como principal objetivo levar o paciente autista a atingir seu maior potencial, criando independência e melhorando a qualidade de vida do paciente e da família. Já em relação à medicação, ela não é indicada em todos os casos. Geralmente, inicia-se a medicação após as intervenções psicoeducacionais já terem começado, e com o foco não no tratamento direto do transtorno, mas sim nas comorbidades médicas ou psiquiátricas que o paciente possa apresentar. As condições que podem responder bem a medicamentos estão relacionadas a: hiperatividade, impulsividade, desatenção, irritabilidade, ansiedade e depressão. Para que a pessoa autista atinja seu potencial máximo, é importante que sejam feitos acompanhamentos constantes com médicos e psicólogos especializados.


Referências: 
UpToDate. Autism spectrum disorder in children and adolescents: pharmacologic interventions. Informação atualizada em novembro de 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 14 dez. 2021.

UpToDate. Autism spectrum disorder in children and adolescents: behavioral and educational interventions. Informação atualizada em Novembro de 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 14 dez. 2021.

UpToDate. Patient education: autism spectrum disorder; the basics. Informação atualizada em Novembro de 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 14 de dez. 2021.

UpToDate. Autism spectrum disorder in children and adolescents: overview of management. Informação atualizada em Novembro de 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 14 dez. 2021.

Autor do resumo:
Aluna Valeska Lourenço Bergamin
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.




Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.