Se a doença for leve, a vacinação pode ser feita desde que a doença não seja COVID-19. Se a doença for moderada ou grave, a vacinação normalmente é adiada até que a pessoa se recupere.
***
Em casos de doença leve e poucos sintomas não há contraindicação para a vacinação da COVID-19, sendo que ela pode ser realizada mesmo com o paciente doente. Porém, indivíduos com indicação de quarentena, com suspeita ou confirmação de COVID-19 devem adiar a vacinação pelo menos até que tenham se recuperado e sejam liberados da quarentena. A principal contraindicação da vacinação contra o SARS-CoV-2 (coronavírus causador da COVID-19) é a reação alérgica grave à vacina ou algum de seus componentes. Doenças moderadas e graves são consideradas situações de precaução, mas não são contraindicações para a vacina. O paciente com doenças moderadas e graves pode conversar com seu médico para considerar os riscos e benefícios da vacinação durante a doença. Normalmente, indica-se que a vacinação seja adiada até que o paciente se recupere da doença moderada ou grave. Porém, se o médico e o paciente acreditarem que os benefícios da vacinação superam os riscos, a administração da vacina da COVID-19 pode ser considerada mesmo com o paciente doente. Após a recuperação do paciente, normalmente não é necessário nenhum intervalo para receber a vacina, ou seja, a vacinação pode ser feita imediatamente após a recuperação do paciente. Porém, indivíduos que receberam tratamento para COVID-19 com anticorpos monoclonais ou plasma convalescente devem adiar a vacinação por pelo menos 90 dias, para evitar uma possível interferência na resposta à vacina.
Referências:
UpToDate. COVID-19: Vaccines to prevent SARS-CoV-2 infection. Informação atualizada em 4 de janeiro de 2022. Disponível em: www.uptodate.com. Acesso em: 4 jan. 2022.
Centers for Disease Control and Prevention. Prevaccination checklist for COVID-19 vaccination. p. 1-13, 12 de fevereiro de 2021. Disponível em: www.cdc.gov/vaccines/covid-19/downloads/pre-vaccination-screening-form.pdf. Acesso em: 4 jan. 2022.
Centers for Disease Control and Prevention. COVID-19 vaccine FAQs for healthcare professionals. CDC, 17 de dezembro de 2021. Disponível em: www.cdc.gov/vaccines/covid-19/hcp/faq.html. Acesso em: 4 jan. 2022.
Centers for Disease Control and Prevention. Frequently asked questions about COVID-19 Vaccination. CDC, 28 de dezembro de 2021. Disponível em: www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/vaccines/faq.html. Acesso em: 4 jan. 2022.
Centers for Disease Control and Prevention. Interim clinical considerations for use of COVID-19 vaccines currently approved or authorized in the United States. CDC, 23 de dezembro de 2021. Disponível em: /www.cdc.gov/vaccines/covid-19/clinical-considerations/covid-19-vaccines-us.html. Acesso em: 4 jan. 2022.
Autor do resumo:
Aluno Gustavo José Miranda da Cunha
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Revisor do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Observação:
Geralmente, o Projeto Fale com o Dr. Risadinha busca informações com alto nível de evidência científica para fornecer respostas seguras e confiáveis ao seu público. Mas por se tratar de assunto novo, muitas informações sobre coronavírus e COVID-19 são opiniões de especialistas, carecendo de mais estudos científicos que as comprovem.