Dependendo da deficiência da criança, pode precisar de músicas instrutivas, abridores de boca, fio dental especial, ensinamento lúdico e, em muitos casos, a presença de um cuidador para ajudar na manutenção da saúde bucal.
***
O cuidado com a saúde bucal, como escovação dos dentes e uso de fio dental, busca desorganizar o biofilme dental, levar flúor para a cavidade bucal e eliminar restos alimentares entre os dentes, evitando doenças como cáries e gengivite. Em muitos casos, a criança com alguma deficiência vai precisar da ajuda de um cuidador, que estimule, eduque e cuide, para conseguir manter a higiene. De forma geral, a limpeza da cavidade bucal deve ser iniciada antes do aparecimento dos primeiros dentes, podendo ser feita com uma gaze embebida em água e esfregando suavemente a gengiva. A escovação deve começar quando aparecerem os primeiros dentes de leite, principalmente, após as refeições. Deve-se sempre tomar o cuidado de deixar o creme dental longe das crianças para que elas não comam o creme dental. De maneira específica, são importantes cuidados diferentes para cada doença ou deficiência que a criança possa apresentar. Por exemplo, deficientes visuais precisam de ajuda para aprender a utilizar a escova e o fio dental. Essa ajuda pode ser dada por meio de músicas que contenham instruções para escovação ou por meio de modelos de boca e dentes grandes que facilitem o aprendizado lúdico. Em casos de deficiências motoras ou intelectuais, alguns materiais, como dedeiras de acrílico e abridores de boca, que mantém a boca da criança aberta, passadores de fio e fio dental especiais podem ajudar o cuidador na execução da higienização bucal. Para bebês, é importante não adicionar produtos com açúcar ou mel na mamadeira, para evitar cárie. É recomendado, também, apoiar a cabeça da criança no momento da escovação e evitar a flexão ou extensão muito grande do pescoço. Em crianças com autismo, que muitas vezes precisam de rotina e continuidade nas atividades diárias, é preciso estimular o aprendizado contínuo, repetindo as ações de escovar e passar o fio dental e mostrando para a criança como se faz. Para isso, evite punições, parabenize cada acerto, use ordens claras e objetivas. Para maiores informações sobre casos específicos, é recomendado consultar um dentista frequentemente e pedir orientações detalhadas.
Referências:
Silveira, E. Rocha, L. Leão, M., et al. Educação em saúde bucal direcionada aos deficientes visuais. Revista Brasileira de Educação Especial, maio. 2015. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/rbee/a/LW6dxK98ktkJxgN3WVvvVNk/?lang=pt&format=html. Acesso em: 2 maio 2022.
Brasil. Ministério da Saúde. Guia de atenção à saúde bucal da pessoa com deficiência. Brasília: MS, 2019. Disponível em:
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_atencao_saude_bucal_pessoa_deficiencia.pdf. Acesso em: 2 maio 2022.Autor do resumo:
Aluno Victor Villatoro Carrapato
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Revisor do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.